sábado, 28 de dezembro de 2013

Sobe para 24 o número de mortes causadas pelas chuvas no ES

Sobe para 24 o número de mortes causadas pelas chuvas no ES


Folha de São Paulo

 
A Defesa Civil do Espírito Santo confirmou neste sábado (28) mais uma morte em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde o último dia 19, elevando para 24 o total de óbitos.
A morte mais recente ocorreu na tarde de sexta-feira (27), no município de Pancas (190 km de Vitória).

Sem ajuda, famílias resgatam corpos após enxurrada no ES
Governo gastou pouco mais da metade do previsto contra chuvas, diz ONG
"É uma situação com que temos de conviver", diz ministra sobre chuva

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Diego Garcia, a vítima foi um homem de aproximadamente 40 anos, atingido por uma barranco de terra que deslizou enquanto ele observava homens que tentavam escavar uma barreira na estrada.

De acordo com boletim da Defesa Civil estadual, o nível do rio Doce voltou a subir na madrugada deste sábado, mesmo com a redução das chuvas, provocando inundação em uma ponte de acesso no município de Linhares.

Editoria de arte/Folhapress

Em todo o Estado, 60.037 pessoas precisaram deixar suas casas e ainda não puderam voltar. Dessas, 7.396 pessoas estão em abrigos e 52.641 estão em casas de parentes e amigos.

Há ainda 583 pessoas feridas, segundo a Defesa Civil. No município de Baixo Guandu, seis pessoas estão desaparecidas.

Ao todo, 54 dos 78 municípios capixabas já foram atingidos pelas chuvas no Estado. De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual, o governo decretou situação de emergência para todas as regiões afetadas. A assessoria do órgão não soube precisar, contudo, quantos municípios em situação de emergência.

Tragédia no Espirito Santo

  
Moradores tentam improvisar ponte para retirar cerca de 10 famílias isoladas pela chuvas em Itaguaçu, na região serrana do Espírito Santo
MINAS GERAIS


Em Minas Gerais, 51 municípios também estão em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil do Estado, 6.959 pessoas estão desalojadas.

O número de mortes registradas em decorrência das chuvas em Minas permanece em 21. Dessas, apenas uma ocorreu em outubro, quando um homem foi atingido por um raio. Todas as demais foram registradas a partir de 6 de dezembro.

Na sexta-feira (27), a presidente Dilma Rousseff sobrevoou as áreas afetadas pelas chuvas em Minas Gerais, ao lado do governador Antonio Anastasia (PSDB). Na ocasião, a presidente anunciou recursos para os municípios afetados, inclusive no Espírito Santo.