quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

A salvação do consórcio de imprensa

 Mudanças na Lei das Estatais vai dar a Lula o poder de distribuir R$ 20 bilhões em publicidade para veículos de mídia

O presidente eleito, Lula (PT), durante entrevista coletiva, depois de sair de uma reunião com a equipe de transição, em Brasília - 06/12/2022 | Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo
O presidente eleito, Lula (PT), durante entrevista coletiva, depois de sair de uma reunião com a equipe de transição, em Brasília - 06/12/2022 | Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

Se o Senado aprovar as mudanças na Lei das Estatais que vieram da Câmara dos Deputados, o presidente eleito, Lula (PT), vai ter nas mãos cerca de R$ 20 bilhões para gastar com publicidade nos meios de comunicação, a partir de 2023. O valor representa 2% do faturamento das empresas públicas e de economia mista, tomando 2021 como ano-base, que foi de quase R$ 1 trilhão.

Além de facilitar a indicação de políticos para o comando das estatais, como o ex-ministro Aloizio Mercadante, o texto altera de 0,5% para até 2% da receita bruta operacional o limite de despesas com publicidade e patrocínio dessas empresas, além de mudar limites de gastos em ano eleitoral. Ou seja, amplia a quantidade de dinheiro que o PT poderá distribuir para veículos de mídia.

No Twitter, o senador em fim de mantado Tasso Jereissati (PSDB-CE), que apoiou Lula na disputa contra o presidente Jair Bolsonaro, classificou uma eventual alteração na Lei das Estatais como “retrocesso histórico” e “burrice”.

“O que foi feito é tão escandaloso que pode prejudicar até o próprio Aloizio”, disse Jereissati. “O problema grande está também na liberação do limite de publicidade das estatais, historicamente fonte de desvios de recursos.”

Na terça-feira 13, a Câmara aprovou a proposta, que também reduz a quarentena de indicados a ocupar presidências e diretorias de empresas públicas para 30 dias. Hoje, o prazo é de 36 meses.

Leia também: “O tombo da velha mídia”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 54 da Revista Oeste

Revista Oeste