terça-feira, 24 de setembro de 2019

Bolsonaro abre Assembleia da ONU

Líderes e representantes de 193 países sentam à mesa para discutir os principais problemas do mundo na Assembleia-Geral das Nações Unidas, que acontece em Nova York entre os dias 24 e 30 de setembro.

O tema deste ano é "Reunir esforços multilaterais para erradicação da pobreza, educação de qualidade, ações climáticas e inclusão".

Estado acompanha o evento, no qual líderes discursam a partir desta terça-feira, 24 de setembro. Entre eles, o primeiro a falar é o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que deve discursar às 10h.

Foto: Lucas Jackson / Reuters
onu

ACOMPANHE AO VIVO

  • 08h52
    24/09/2019
    Em Nova York, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, publicou agora há pouco uma foto do café de parte da comitiva brasileira na ONU. Ele aparece ao lado do presidente, do secretário de Governo, Luiz Eduardo Ramos; do secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini; do presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD); e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

    Foto: Reprodução/Twitter Eduardo Bolsonaro
    Reprodução/Twitter Eduardo Bolsonaro
  • 08h39
    24/09/2019
    Estadão na ONU

    Clique aqui e fique por dentro do evento que reúne líderes e representantes de 193 países em Nova York com a cobertura do Estadão.

  • 08h22
    24/09/2019
    Entre os discursos previstos para a manhã de hoje, além de Jair Bolsonaro e Donald Trump, estão o do presidente do EgitoAbdel Fattah Al-Sisi, da TurquiaRecep Tayyip Erdogan, da BolíviaEvo Morales, da Coreia do SulMoon Jae-in, da FrançaEmmanuel Macron, do ChileSebastián Piñera, entre outros.

  • 08h10
    24/09/2019
    As delegações dos países-membros da ONU devem começar a chegar à sede da Organização em Nova York por volta das 8h30 (horário de Brasília). O presidente Jair Bolsonaro deve discursar às 10h.
  • 08h07
    24/09/2019
    A indígena Ysani Kalapalo, moradora de uma aldeia no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, deve acompanhar o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. Ela foi convidada pelo presidente para viajar com a comitiva do governo aos Estados Unidos. (Mateus Vargas e Giovana Girardi) Leia mais aqui.

    Foto: Facebook / Reprodução
    Facebook / Reprodução
  • 07h43
    24/09/2019
    Qual o peso do discurso de Bolsonaro na ONU? Ouça no podcast Estadão Notícias.

  • 07h38
    24/09/2019
    A primeira noite da comitiva de Jair Bolsonaro em Nova York não teve encontro entre o presidente brasileiro e o americano Donald Trump, apesar de os dois terem estado no mesmo hotel por duas horas. Em compensação, o filho do presidente e candidato a embaixador em Washington Eduardo Bolsonaro e o assessor da Presidência Filipe Martins se encontraram com o ideólogo Steve Bannon, ex-responsável pela campanha de Trump. Leia no BR Político.
  • 07h30
    24/09/2019
    O presidente dos EUA, Donald Trump, chegou à Nova York na segunda-feira para a cúpula da ONU e disse que Jair Bolsonaro "é um homem bom". Veja no vídeo abaixo.
  • 07h30
    24/09/2019
    Media Quality
    360P
    Mobile Preset
    Trump chega à ONU e diz que Bolsonaro 'é um bom homem'
  • 07h28
    24/09/2019
    Você sabe o que é e para que serve a Assembleia-Geral das Nações Unidas? Veja como funciona a organização, os bastidores da cúpula e entenda sua importância aqui.
  • 07h24
    24/09/2019
    O presidente Jair Bolsonaro faz nesta terça-feira sua estreia na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, sob o olhar e a expectativa de chefes de Estado e representantes dos 193 países-membros.

    À sua frente, o presidente brasileiro terá uma plateia interessada em entender quais ações o governo adotará para reduzir o número de incêndios e o desmatamento, e como o Brasil contribuirá para combater as ameaças causadas pelas mudanças climáticas, um dos grandes temas da cúpula.

    Estado ouviu analistas, diplomatas e ex-ministros para responderem: que mensagem o Brasil, responsável pelo primeiro discurso, deve passar na ONUConfira aqui.

    Foto: Manuel Elias / ONU
    Manuel Elias/ONU
  • 07h19
    24/09/2019
    Apesar de o governo brasileiro ter ficado de fora das declarações oficiais de autoridades durante a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que não apresentou nenhuma proposta de aumentar suas ambições no combate às mudanças climáticas, uma jovem brasileira teve a chance de se manifestar na segunda-feira. E em um espaço de honra.

    Após a abertura oficial da cúpula pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, a ativista Paloma Costa (na foto, de preto), de 27 anos, estudante de Direito da Universidade de Brasília, coordenadora de clima da ONG Engajamundo, que só trabalha com jovens, se dirigiu aos líderes mundiais ao lado da mais popular das jovens ambientalistas, a sueca Greta Thunberg(Giovana Girardi / Nova York) Leia mais aqui.

    Foto: Jason DeCrow / AP
    Jason DeCrow / AP
  • 07h04
    24/09/2019
    Meio ambiente, multilateralismo e paz: relembre aqui as estreias dos presidentes brasileiros na Assembleia-Geral da ONU

    Foto: Mike Segar / Reuters
    Mike Segar/Reuters
  • 06h54
    24/09/2019
    Brasil tradicionalmente abre os discursos da Assembleia-Geral da ONU. Você sabe por quê? Entenda essa questão aqui.

O Estado de São Paulo