
Cristiane Jungblut - O Globo
Ex-presidente e Aécio Neves gravaram vídeo comemorando aprovação da proposta na Câmara
O presidente Michel Temer almoçou nesta quarta-feira com o ex-presidente Fernando Henrique. Assessores do presidente Temer confirmaram o encontro, mas não deram mais detalhes. O almoço foi no Palácio do Jaburu. O presidente decidiu convidar o tucano para o almoço por ter gostado das declarações públicas de FH comemorando a aprovação da PEC 241 na Câmara em primeiro turno.
Outros tucanos foram convidados, mas não participaram. Temer ainda conversou nesta quarta-feira com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Com ambos, a pauta foi a agenda econômica do país.
Temer está fazendo essas conversas antes de viajar para o exterior, na noite de quinta-feira para sexta-feira. O presidente fez avaliação sobre a votação em segundo turno da PEC do Teto dos gastos públicos, marcada para o próximo dia 24. Além disso, quer a mesma fidelidade do PSDB e PMDB na votação no Senado da PEC do Teto, que deve ocorrer em novembro.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, também participou do encontro no Jaburu. Ele disse a amigos que a conversa foi "boa". A autoridade sempre defendeu o controle de gastos, entrando em atrito com parte do Poder Judiciário e do Ministério Público. Gilmar foi ministro do ex-presidente Fernando Henrique e é amigo de Temer, tendo já oferecido jantares para o presidente da República.
Fernando Henrique e o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, se encontraram em São Paulo antes do encontro com Temer nesta quarta-feira para gravar um vídeo comemorando a aprovação da PEC 241.
"Há momentos que temos que dizer sim ou não. No nosso caso, do PSDB, vamos dizer sim à PEC", disse Fernando Henrique, no vídeo.