sábado, 8 de outubro de 2016

Itaú Unibanco compra rede do Citibank no Brasil por R$ 710 milhões


Itaú Unibanco compra rede do Citibank no Brasil - Edilson Dantas/19-2-2016


RONALDO D´ERCOLE / DANIELLE NOGUEIRA - O Globo

Operação abrange área de varejo. Se considerada provisão com carteira de crédito, transação sobe para R$ 2 bilhões, diz fonte

O Itaú Unibanco anunciou neste sábado que acertou a compra dos negócios de varejo do banco americano Citibank no Brasil por R$ 710 milhões, abaixo da expectativa do mercado. 

A operação inclui empréstimos, depósitos, cartões de crédito, agências, gestão de recursos e corretagem de seguros. Se considerada a provisão da carteira de crédito do Citi, a transação sobe para R$ 2 bilhões, segundo fonte a par das negociações.

O atendimento a médias e grandes empresas, clientes institucionais (cimo fundos de pensão) e famílias com grandes fortunas - o chamado Private Bank - ficaram de fora da transação. O braço de investimentos do banco americano também vai permanecer com o Citi.

Após a conclusão da aquisição, que está sujeita à avaliação do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Itaú Unibanco passará a ter R$ 1,404 trilhão em ativos, reafirmando a liderança entre bancos privados no país.

O Citi anunciou em fevereiro a intenção de vender suas operações de varejo no Brasil, na Argentina e na Colômbia. Itaú Unibanco e Santander estavam na disputa pelos ativos no Brasil. No fim de setembro, o Itaú obteve a exclusividade na negociação e, desde então, vinha acertando os detalhes da compra.

Durante a semana, muitos rumores de que o negócio estava prestes a ser fechado circularam no mercado, mas todos os detalhes da transação só foram concluídos entre o final da noite de ontem e início da madrugada deste sábado, segundo uma fonte. O Santander estava mais próximo de arrematar as operações do banco americano na Argentina.

315 MIL CORRENTISTAS

Segundo Marcelo Kopel, diretor de Relações com Investidores do Itaú Unibanco, a transação “reforça a atuação do Itaú no mercado de alta renda, já que a base de clientes do Citibank no país é majoritariamente composta por clientes desse segmento”. Segundo o Itaú Unibanco, não se espera que essa operação acarrete efeitos relevantes no balanço financeiro deste ano.

O Citi tem 71 agências e aproximadamente 315 mil correntistas. Além disso, tem R$ 35 bilhões entre depósitos e ativos sob gestão, 1,1 milhão de cartões de crédito e R$ 6 bilhões de carteira de crédito. Já o Itaú Unibanco tem mais de quatro mil agências e postos de atendimento e 44 mil caixas eletrônicos em todo o território nacional.

Em comunicado, o Itaú Unibanco disse que “a operação envolverá a reestruturação societária de algumas sociedades do conglomerado Citibank, de modo que o negócio de varejo no Brasil seja cindido e transferido para sociedades que serão objeto da aquisição”. 

A transação também inclui a compra de participações societárias detidas pelo Citibank na TECBAN (Tecnologia Bancária S.A.) e na Cibrasec (Companhia Brasileira de Securitização).

Para o analista de bancos João Augusto Salles. da consultoria Lopes Filho, foram duas as motivações para que o Itaú Unibanco avançasse nas negociações com o banco americano: limitar a expansão dos concorrentes e reduzir seu custo capital.

- Não é uma operação que agregue muito ao Itaú. Há muita sobreposição. As agências do Citi são majoritariamente em São Paulo, onde o Itaú tem atuação forte. O que o Itaú quer é criar barreiras aos outros bancos, especialmente ao Sabtander, que tinha interesse no negócio e vem expandindo a atuação no país -afirma Salles.

CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

Com a compra do HSBC pelo Bradesco (a migração efetiva de clientes do banco britânico para a operação do Bradesco ocorreu neste sábado) e saída do Citi do país, o único grande banco estrangeiro com operação relevante no varejo bancário brasileiro será o Santander.

Salles afirma que o Itaú Unibanco tem excesso de capital, ao contrário dos bancos públicos. Ao fazer uma aquisição, ele usa recursos próprios, reduzindo o custo de capital:

- O Itaú Unibanco tem muito capital próprio, que rende menos que o de terceiros. É bom que ele reduza esse excedente - explica o analista.

“Por meio desta operação, reafirmamos nossa confiança no futuro do Brasil e reforçamos nosso compromisso com o mercado financeiro brasileiro, com a satisfação de nossos clientes e criação de valor para nossos acionistas”, disse Kopel.

“O Brasil é um mercado estratégico para o Citi e parte essencial da nossa presença e rede globais”, disse Jane Fraser, CEO do Citi Latin America em comunicado divulgado nesta manhã, para acrescentar: “Estamos no Brasil há mais de 100 anos e continuaremos a crescer a nossa franquia líder de mercado, servindo nossos clientes institucionais e de private banking, alavancando nossa presença global e gerando melhores retornos sobre nossos ativos e capital para os nossos acionistas". O Citi tem aproximadamente 200 milhões de contas de clientes em mais de 160 países e jurisdições.