segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Ibope: Crivella amplia liderança no Rio, e Pedro Paulo aparece em segundo

O Globo


Candidatos à prefeitura do Rio - Arquivo

O candidato do PRB a prefeito do Rio, Marcelo Crivella, ampliou ainda mais sua vantagem na liderança das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira. Crivella chegou a 35% das intenções de voto, 4% a mais do que no último levantamento.

Em segundo, estão tecnicamente empatados Pedro Paulo (PMDB), Marcelo Freixo (PSOL) e Indio da Costa (PSD). Jandira Feghali (PC do B) e Flavio Bolsonaro (PSC) oscilaram dois pontos percentuais para baixo em relação ao último levantamento Ibope, divulgado em 14 de setembro, e ficaram numericamente para trás no grupo que divide a segunda colocação. Confira os dados:

Marcelo Crivella (PRB): 35%
Pedro Paulo (PMDB): 11%

Marcelo Freixo (PSOL): 9%
Indio da Costa (PSD): 8%
Jandira Feghali (PC do B): 6%
Flavio Bolsonaro (PSC): 6%
Carlos Osorio (PSDB): 4%
Alessandro Molon (Rede): 1%
Carmen Migueles (Novo): 1%
Cyro Garcia (PSTU) e Thelma Bastos (PCO): não chegaram a 1%
Brancos e nulos: 16%
Não sabem ou não responderam: 3%


A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ibope ouviu 1204 eleitores entre os dias 20 e 26 de setembro. O nivel de confiança é de 95%, isto é, a chance de que o resultado retrate a realidade do eleitorado é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-06444/2016.

No último levantamento do Ibope, divulgado em 14 de setembro, Crivella tinha 31% das intenções de voto. Freixo era o segundo, com os mesmos 9% que tem atualmente. Agora, Pedro Paulo (PMDB) aparece na vice-liderança, com 11%. Com isso, a vantagem de Crivella para o segundo pelotão aumentou de 12 para 14 pontos percentuais.

Pedro Paulo apareceu pela primeira vez na liderança do pelotão de candidatos que estão tecnicamente empatados na segunda colocação. Neste grupo, Indio da Costa oscilou de 7% para 8%, enquanto Jandira e Flavio Bolsonaro oscilaram ambos de 8% para 6%. Freixo se manteve com 9%.