terça-feira, 23 de junho de 2015

Ecos do envolvimento com a quadrilha comandada pela dupla Lula-Dilma! Standard & Poor's rebaixa nota da Odebrecht

Juliana Cunha - UOL



A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) rebaixou nesta terça-feira (23) a nota da Odebrecht de "BBB" para "BBB-" na escala global. Com isso, o grupo fica a um grau de perder o selo de bom pagador. Caso tenha sua nota rebaixada novamente, a Odebrecht entrará no grau especulativo, com menos acesso a crédito e juros mais elevados no mercado internacional.

Segundo a agência, a revisão negativa é consequência da exposição da empresa a riscos mais altos em termos de reputação depois que cinco de seus principais executivos foram presos.

Os ratings de longo e curto prazos na escala nacional não foram revisados, mas os de longo prazo passaram a ficar em perspectiva negativa.


Na avaliação da S&P, o equilíbrio financeiro e a liquidez da Odebrecht atenuam os riscos da companhia no curto prazo, mas o futuro é incerto, sobretudo se a Operação Lava Jato implicar a construtora ainda mais.

Na última terça-feira (16), a S&P havia reafirmado os ratings de longo e curto prazos da Odebrecht na escala nacional Brasil (brAAA/brA-1+), com perspectiva estável, e também o de crédito corporativo de longo prazo na escala global (BBB), este último com perspectiva negativa.

MOODY'S

No sábado (20), a agência de classificação de risco Moody's colocou os ratings da Odebrecht e da Andrade Gutierrez em revisão para rebaixamento após a prisão dos presidentes das empresas, Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo, durante a Lava Jato.

CLASSIFICAÇÃO DE CRÉDITO

As agências de notas de crédito, ou agências de rating, classificam empresas e países em dois grandes grupos: os que possuem grau especulativo e os que possuem grau de investimento.

Dentro de cada um desses grupos, são atribuídas notas. As notas de risco (rating) da S&P, vão de AAA (melhor) até D (pior), além de classificações positivas, negativas e neutras para cada qualificação.

Entenda como as agências atribuem ratings