segunda-feira, 29 de junho de 2015

Nas profundezas do mar de lama que ela e Lula conceberam, Dilma afirma que não respeita delator. Pode?

Veja



A presidente Dilma Rousseff durante encontro com empresários do setor produtivo, em Nova York
A presidente Dilma Rousseff durante encontro com empresários do setor produtivo, em Nova York(Lucas Jackson/Reuters)
A presidente Dilma Rousseff falou pela primeira vez nesta segunda-feira sobre o depoimento demolidor do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, segundo quem a campanha da petista foi abastecida com dinheiro desviado de contratos da Petrobras. "Eu não respeito delator. Até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é que é. Tentaram me transformar em uma delatora", disse a presidente, em Nova York.
Apontado como chefe do chamado clube do bilhão, Ricardo Pessoa listou políticos e campanhas favorecidos em um termo de delação premiada homologado na semana passada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). No caso de Dilma, o empresário indicou o repasse de 7,5 milhões de reais da UTC para a campanha de 2014. O tesoureiro da campanha petista e hoje ministro, Edinho Silva, diz que o dinheiro foi declarado à Justiça Eleitoral.
Dilma disse hoje que a empresa também fez doações para seu adversário no segundo turno da eleição presidencial, Aécio Neves, em valores semelhantes aos recebidos por sua campanha. "Eu não aceito e jamais aceitarei que insinuem sobre mim ou a minha campanha qualquer irregularidade. Primeiro porque não houve. Segundo, se insinuam, alguns têm interesses políticos."
Depois, Dilma recorreu aos livros de História. "Há um personagem que a gente não gosta, porque as professoras nos ensinam a não gostar dele. E ele se chama Joaquim Silvério dos Reis, o delator. Eu não respeito delator", afirmou, mencionando o homem que traiu os inconfidentes em Minas Gerais.
A presidente disse que tomará medidas contra Pessoa caso ele faça acusações contra ela. Quanto aos ministros mencionados na delação, Dilma afirmou que cabe a eles decidir o que fazer. Pessoa fez referência ao chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e ao secretário de Comunicação Social, Edinho Silva.
(Com Estadão Conteúdo)