quinta-feira, 11 de junho de 2015

David Neeleman é o novo dono da TAP. Fundador da Azul pagou € 354 milhões

O Globo

Governo português confirma venda da aérea 


David Neeleman - Michael Nagle / Bloomberg News/11-9-2014


O governo português anunciou nesta quinta-feira que David Neeleman, dono da Azul, e o presidente do grupo de transportes português Barraqueiro, Humberto Pedrosa, venceram o processo de privatização da TAP. Eles pagarão € 354 milhões por 61% da aérea. O Barraqueiro detém 50,1% do consórcio Gateway, cumprindo o requisito da nacionalidade europeia obrigatório para quem controla companhias aéreas.

Antes mesmo da confirmação oficial, fontes já afirmavam que a proposta de Neeleman foi considerada pelo Conselho de Ministros “muito melhor” do que a apresentada por Germán Efromovich, da Avianca. O consórcio à Sagef, de Efromovich, propôs uma capitalização de € 350 milhões da TAP — € 250 milhões em dinheiro e € 100 milhões em 50 novos aviões.

De acordo com o site do Diário Económico, a disponibilidade para investir e os projetos de capitalização da empresa foram determinantes para a decisão do governo português. O jornal afirma que a proposta financeira da Gateway, de Neeleman, foi a mais vantajosa, ficando à frente da apresentada pela Sagef, do grupo Synergy e Efromovich.

Em maio, o governo escolheu dois consórcios para negociações diretas. O Gateway, liderado pelo presidente da Barraqueiro, Humberto Pedrosa, inclui a holding DGN de Neeleman, dono da brasileira Azul. O outro consórcio, Sagef, é liderado pelo brasileiro-colombiano Efromovich, da Avianca. Após serem convidadas para negociações diretas, as empresas tinham que apresentar propostas finais vinculativas, com melhores condições face às ofertas iniciais.

Neeleman e Efromovich entregaram suas propostas finais ao governo português na sexta-feira passada. E os dois melhoraram suas ofertas financeira e tecnicamente.


PORTUGAL TENTA VENDER TAP DESDE 2011

Em 2011, Portugal concordou em vender a TAP como uma das condições para receber ajuda do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia. No ano seguinte, o governo rejeitou a única proposta de compra, feita pela Synergy, de Efromovich, alegando falta de condições financeiras previstas pelo investidor latino-americano.

Em novembro de 2014, o governo português decidiu relançar o processo de privatização, visando a venda de 66% da TAP, sendo 5% reservados aos trabalhadores. Os 34% restantes devem permanecer em poder do Estado.

A venda da TAP permitiria uma injeção de capital na companhia para reforçar suas operações e renovar sua frota, pontuou o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho em março. A série de greves, incluindo um protesto de dez dias feito por pilotos no início deste mês, iria “certamente” pesar sobre as ofertas que a companhia aérea recebe, disse.

ALIADO DE NEELEMAN É O 15º HOMEM MAIS RICO DE PORTUGAL

O português Humberto Pedrosa, do Grupo Barraqueiro, controla 50,1% do consórcio Gateway. Já o Neeleman, dono da Azul, detém 49,9%. De acordo com o site Expresso, Pedrosa é o maior empregador português do setor dos transportes. O Barraqueiro é o líder na Península Ibérica no transporte rodoviário de passageiros, além de ferroviário e metroviário.

Ainda segundo o site Expresso, Pedrosa também detém 49% da Rede Nacional de Expressos, a E.V.A. Transportes, a Frota Azul, a Rodoviária de Lisboa, a Rodoviária do Alentejo, entre outras. Possui o negócio das concessões de transportes ferroviários de passageiros, como a Fertagus, o Metrô do Sul e o Metrô do Porto.