sábado, 1 de novembro de 2014

Assista com calma, e constate que Sarney, grande aliado de Dilma e Lula, votou mesmo em… Aécio

Com Blog Ricardo Setti - Veja



Sarney votando em Macapá no segundo turno, dia 5, domingo: o vídeo praticamente confirma que ele escolheu... Aécio (Foto: Reprodução TV Globo)
Sarney votando em Macapá no segundo turno, dia 5, domingo: o vídeo praticamente confirma que ele escolheu… Aécio (Foto: Reprodução TV Globo)
Amigas e amigos do blog, a notícia que republico não é nova, já foi divulgada, mas o vídeo é sensacional.
Apesar dos desmentidos do ex-presidente José Sarney, pelo menos um perito já atestou que o hoje senador (PMDB-AP), aliadíssimo do PT, de Lula e Dilma, votou mesmo no tucano Aécio Neves para presidente. Para a dizer a verdade, porém, acho que nem precisa de perito, para quem assistir ao vídeo.
Notem que, no vídeo, com a imagem completa, Sarney, depois de hesitar com o dedo apontando para a primeira fileira de números — onde estão os algarismos 1 e 3 do “13″ de Dilma e do PT –, dirige-se a uma fileira abaixo e digita dois números situados um ao lado do outro. É praticamente impossível que não sejam o 4 e o 5 do “45″ de Aécio.
A reportagem abaixo se referem a um vídeo que se tornou viral na web, mas no qual o rosto de Sarney não aparece. No vídeo abaixo, porém, a cena está completa — e, a meu ver, é inequívoca.
Do jornal Correio do Estado, de Campo Grande (MS), com Agência Estado
Um vídeo que registra o momento em que o senador José Sarney (PMDB-AP) aparentemente digita o número 45 (do tucano Aécio Neves) em uma urna eletrônica em Macapá (AP) no último domingo está correndo a internet.
Sarney, que é aliado do PT e apoiou formalmente a reeleição da presidente Dilma Rousseff, negou que tenha votado no tucano.
Segundo a assessoria de imprensa do senador, o vídeo é falso e faz parte do “jogo sujo” que marcou a disputa eleitoral nas redes sociais.
O senador lembrou que o Maranhão, governado por sua filha, Roseana, foi o Estado onde Dilma teve o maior porcentual de votos no 2º turno, 78% contra 21% do tucano.
O vídeo que viralizou nas redes sociais é uma ampliação da reportagem exibida domingo pela TV Amapá, retransmissora da TV Globo no Estado.
Nele, aparecem apenas a mão, a urna eletrônica, o local da votação e um paletó bege com adesivos de Dilma e do candidato do PDT ao governo do Amapá, Waldez Góes, eleito com apoio de Sarney. Não é possível enxergar o rosto do eleitor. A imagem mostra que o eleitor chegou a encostar o dedo na tecla de número “1”, titubeou e acabou digitando 45 e confirma.
Os rostos de Aécio e seu vice, Aloysio Nunes Ferreira, aparecem na tela.
Semelhanças
Embora Sarney negue a autenticidade do vídeo, uma comparação com a cena original feita pela TV Amapá, mais aberta, na qual aparece o rosto do senador, mostra várias semelhanças.
(ATENÇÃO: O VÍDEO ABAIXO NÃO É O QUE ESTÁ REFERIDO NA REPORTAGEM — É MUITO MAIS COMPLETO E CONVINCENTE)
O terno e os adesivos são iguais aos de Sarney. A posição dos dedos e o ritmo da digitação também são idênticos nos dois vídeos, assim como a disposição dos móveis no local de votação.
A TV Amapá não comentou o uso das imagens.