segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Inflação de 6%, PIB de 1,67%: as novas previsões do mercado

 Blog Miriam Leitão - O Globo


Pela terceira semana seguida, o mercado revisou para baixo a previsão de crescimento da economia para este ano ano; desta vez, de 1,79% para 1,67%. Também está mais baixa a estimativa para o PIB do ano que vem, que passou de 2,10% para 2%. Essas previsões constam no Boletim Focus, pesquisada feita pelo Banco Central com analistas do mercado financeiro, divulgado hoje.

Eles também veem a inflação mais alta este ano, em 6%, acima dos 5,93% previstos há sete dias. E o que aconteceu para mudar a previsão desses economistas? Na sexta-feira, o IBGE divulgou que a prévia da inflação, de fevereiro, ficou em 0,70% e, no acumulado em 12 meses, em 5,65%. Sofreu uma pequena aceleração. E há alguns fatores que podem pressionar ainda mais a inflação em 2014: a seca prejudica colheitas, atingindo os alimentos. Além disso, se a Petrobras reajustar a gasolina e a energia subir, por exemplo, os preços são afetados.

A previsão para a inflação do ano que vem continua em 5,70%, de acordo com a pesquisa do BC.

Esta semana, o Copom se reúne para decidir a taxa básica de juros. O mercado acha que a Selic terminará o ano em 11,25% e em 12% em 2015.