sexta-feira, 3 de maio de 2019

Cabral delator premiado já! - Pagamento de R$ 150 mil por mês a ex-procurador geral do Rio Cláudio Lopes mostra que está na hora de aceitar delação premiada para revelar podres do Judiciário

Flagrantes de Cabral e seus sócios no propinoduto em seu governo
na agora célebre farra dos guardanapos em Paris. 
Foto: Reprodução Blog do Garotinho

O último depoimento do réu confesso Sérgio Cabral ao juiz da Lava Jato no Rio, Marcelo Brêtas, declarando que pagou R$ 150 mil reais por mês a Cláudio Melo, quando este foi procurador-geral de Justiça no Estado de 2009 a 2012, é gravíssimo. 
Afinal de contas, põe por terra a imagem de acusador geral do universo, acima do bem e do mal, do quarto poder, que o Ministério Público tem assumido no Brasil desde a consagração pela Constituição de 1988. 
Ainda é possível dizer que o ex-governador fluminense não apresentou provas em que baseie sua denúncia. Mas isso pode ser resolvido tranquilamente: basta que o réu confesso se torne delator premiado. 
Caso sua delação seja aceita – e só não foi até agora porque ameaça não apenas procuradores, mas também ministros das altas cortes do Judiciário -, ele será obrigado a apresentar à PF e ao MPF caminhos e meios para que possam chegar as provas que comprometerão figurões que hoje trovejam e fazem chover na República de que se apossaram.

José Nêumanne, O Estado de São Paulo