LONDRES - O sol não é um personagem muito marcante em Londres, mas quando ele sai a cidade se transforma. Em geral, para melhor. É quando Londres não parece Londres. O verão de 2018 teve temperaturas acima da média, como em toda a Europa, fazendo da capital britânica um grande e alegre palco ao ar livre. Antes que a chuva e o frio cheguem, listamos algumas ideias para quem pretende se encontrar com o sol inglês, lembrando que ele dá o ar de sua graça até bem tarde da noite nos meses de verão.
1. Um dia no parque
Os parques estão entre o que Londres tem de melhor. Quase todo bairro tem seu espaço verde, embora as multidões gostem mesmo é dos mais famosos. Eles são a praia dos londrinos. Para um passeio completo, vá ao Hyde Park. Dá para andar a cavalo, alugar cadeiras e pedalinho, almoçar, nadar (no lago Serpentine) ou apenas se jogar na grama de biquíni. Ninguém se importa. Preços e horários: royalparks.org.uk.
2. Abrigo no museu
Pensando bem, talvez a programação dos museus seja o que Londres tem de mais bacana. A lista de exposições no verão é inesgotável, sendo que algumas só acontecem nesta época, como a Summer Exhibition na Royal Academy of Arts, que acaba de passar por uma reforma gigante. O Victoria & Albert Museum tem uma vantagem: o lindíssimo pátio interno que vira playground das crianças, enquanto os pais tomam um café. A entrada é gratuita (só as exposições são pagas).
3. O bom e velho pub
A moda são os terraços de prédios com vista panorâmica — os rooftops pop-up, que fecham assim que o calor acaba. Mas quem prefere tradição pode ficar com os pubs, que nem sempre são tão pequenos e apertados como parecem. Vários têm jardins internos, que funcionam apenas no verão. Um exemplo: o The Albion, em Islington, construção georgiana com um pátio coberto por glicínias. O cardápio tem pratos típicos de pub, como o obrigatório fish and chips. Reservas: the-albion.co.uk.
4.Teatro a céu aberto
O teatro ao ar livre no coração do Regent’s Park é um clássico do verão londrino, que recebe 140 mil pessoas entre maio e setembro. O Open Air Theatre, em funcionamento desde 1932, é famoso pela qualidade das produções. A programação é variada. Este ano começou com Shakespeare (“As you like it”) e “Peter Pan”. Até 22 de setembro a atração é “A pequena loja dos horrores”, comédia de horror cult sobre uma planta carnívora. Divertidíssima. Os ingressos para o teatro podem ser comprados online: openairtheatre.com.
Cláudia Sarmento, O Globo