quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Anastasia lidera com 31% das intenções de voto em Minas. Petista Pimentel em segundo com 22%

O senador Antonio Anastasia (PSDB) permanece líder isolado na disputa pelo governo de Minas Gerais, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (12). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O tucano, que governou Minas entre 2010 e 2014, atinge 31% das intenções de voto, contra 22% do segundo colocado, Fernando Pimentel (PT), que tenta a reeleição.
Antonio Anastasia, candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, durante encontro com lideranças políticas em Contagem
Antonio Anastasia, candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, 
durante encontro com lideranças políticas em Contagem
Alexandre Rezende/Folhapress
Entre os demais candidatos, Romeu Zema (Novo) tem 7%, João Batista Mares Guia (Rede) atinge 2% e outros cinco postulantes alcançam 1% - Dirlene Marques (PSOL), Adalclever Lopes (MDB), Alexandre Flach Domingues (PCO), Claudiney Dulim (Avante) e Jordano Metalúrgico (PSTU).
[ x ]
Brancos e nulos somam 19%, enquanto 13% não sabem ou preferem não responder.
Anastasia mantém a liderança na modalidade espontânea da pesquisa —quando o entrevistador pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos. Nesse quesito o tucano atinge 15%, contra 8% de Pimentel e 4% de Zema.
Já Pimentel é o candidato que apresenta maior rejeição (36%), seguido por Anastasia (22%), Zema (11%) e Mares Guia (9%). Um total de 8% dos eleitores dizem não votar em nenhum dos candidatos.
Em um eventual segundo turno, Anastasia superaria Pimentel por 41% a 29%, com 19% de votos brancos e nulos e 11% que não sabem ou preferem não responder.

SENADO

Em relação ao Senado, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 28% das intenções de voto. Em segundo aparece Jornalista Carlos Viana (PHS), com 12%.
Dinis Pinheiro (SD) e Rodrigo Pacheco (DEM) somam 7% cada. Coronel Lacerda (PPL), Fabio Cherem (PDT) e Rodrigo Paiva (Novo) têm 5% cada. Miguel Correa (PT), Bispo Damasceno (PPL), Professor Túlio Lopes e (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) alcançam 4% cada. Em seguida aparecem Ana Paula Alves (PCO), com 3%, Duda Salabert (PSOL) e Kaká Menezes (Rede), com 2%, e Edson André dos Reis (Avante), com 1%.
No entanto, 56% dos entrevistados dizem que ainda não sabem em quem vão votar. Cada eleitor votará em dois candidatos ao Senado.
O Ibope ouviu 1.512 eleitores em 91 municípios mineiros nos dias 9, 10 e 11 de setembro. A pesquisa, contratada pela TV Globo, foi registrada no TRE com o código MG-00240/2018 e no TSE como BR-00013/2018.
Folha de São Paulo