terça-feira, 8 de novembro de 2016

Investidores preveem vitória de Hillary; dólar cai a R$ 3,17 e Bolsa sobe

Folha de São Paulo
  • Os mercados financeiros globais iniciaram a terça-feira (8) em ritmo de cautela, com Bolsas em baixa, à espera do resultado da eleição presidencial americana. Ao longo da sessão, porém, os investidores voltaram a apostar suas fichas na vitória de Hillary Clinton, e os índices acionários passaram a subir.
    As apostas dos investidores se baseiam em pesquisas de intenção de voto e projeções mostrando a candidata democrata à frente do rival republicano, Donald Trump.
    Segundo analistas, uma eventual vitória de Trump traria incertezas. O republicano é considerado radical e protecionista.
    O dólar perde força frente à maior parte das moedas, refletindo a menor percepção de risco. No Brasil, o dólar comercial caía há pouco 1,02%, a R$ 3,1730.
    O mercado de juros futuros acompanha o movimento do dólar, e as taxas recuam.
    O Ibovespa subia 0,62%, aos 64.450,84 pontos, impulsionado pelas ações da Vale, que tinham alta de 2,79% (PNA) e 3,97% (ON).
    As ações da Petrobras operavam perto da estabilidade, enquanto os papéis de bancos tinham desempenho misto.
    Em Nova York, o índice S&P 500 ganhava 0,55%; o Dow Jones, +0,61%; e o Nasdaq, +0,76%.
    Na Europa, as Bolsas terminaram o pregão em alta. (Eulina Oliveira)
    Seth Wenig/Associated Press
    Hillary Clinton e seu marido, Bill, cumprimentaram apoiadores após votarem em Chappaqua, no Estado americano de Nova York
    Facebook
  • Na Europa, a Bolsa de Londres fechou em alta de 0,53%; Paris, +0,35%; Frankfurt, +0,24%; Madri, +0,20%; e Milão, +0,48%.