Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB) e Luiza Erundina (PSOL) aparecem com 9%
Com 33% das intenções de voto, o deputado Celso Russomanno (PRB-SP) lidera a primeira pesquisa Ibope/Estado/TV Globo sobre a eleição para a prefeitura de São Paulo. A senadora e ex-prefeita Marta Suplicy (PMDB) está em segundo lugar, com 17%. A seguir, empatados, aparecem Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB) e Luiza Erundina (PSOL), todos com 9%.
Major Olímpio (SD) chegou a 2% das intenções de voto. Quatro candidatos têm 1%: Altino Melo Prazeres Jr. (PSTU), João Bico (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ricardo Young (Rede). Henrique Áreas (PCO) não chegou a 1% de citações. Os eleitores que declaram pretender votar em branco ou anular somam 13%. Os que não souberam responder chegam a 4%. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos, sobre o total da amostra.
Se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno, porque Russomanno não teria a maioria absoluta dos votos válidos. Ele chega a 40% dos votos quando descontados os brancos e nulos. A disputa seria contra Marta, que tem 20% dos válidos.
Haddad, que concorre à reeleição, é o mais rejeitado dos candidatos: 52% dos entrevistados afirmaram que não votariam no prefeito de jeito nenhum. Marta também é a segunda no quesito rejeição, com 35%, seguida por Erundina (25%), Russomanno (24%) e Levy Fidelix, do PRTB (22%) – os três últimos em empate técnico.
A alta rejeição de Haddad é fruto da má avaliação de sua gestão: 76% desaprovam seu desempenho, e apenas 19% aprovam (os 5% restantes não responderam). Para 57% dos eleitores, a administração do petista é ruim ou péssima. Outros 30% a consideram regular, e 13%, ótima ou boa. No mês passado, essas taxas eram de 53%, 33% e 13%, respectivamente.
Em pesquisas anteriores do Ibope, encomendadas pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), vários concorrentes apareciam em situação de empate técnico, atrás de Russomanno. A lista de nomes apresentada aos eleitores, porém, ainda não era a definitiva – por isso não é possível comparar o desempenho dos candidatos nos diferentes levantamentos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto, com 805 eleitores de todas as regiões da cidade de São Paulo. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados do total da amostra. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada por Globo Comunicação e Participações S/A e S/A O Estado S.Paulo. Foi registrada no TRE-SP sob o protocolo No SP-07072/2016. / COLABOROU RODRIGO BURGARELLI