terça-feira, 19 de abril de 2016

Madre Montserrat Del Pozo: “A estabilidade do professor sabota a educação”

Flávia Yuri Oshima - Epoca

A educadora do Vaticano diz que o mestre tem de estar disposto a aprender todos os dias. E que um sistema em que o profissional ruim não pode ser demitido não tem como dar certo



Há 30 anos, a freira espanhola Montserrat Del Pozo recebeu amissão do Vaticano de investigar o que era feito de mais eficaz em educação no mundo. Em escolas muito distintas, encontrou um problema comum: elas não formavam pessoas capazes de lidar com o mundo de forma autônoma. Aos adolescentes que saíam da escola, faltava capacidade de análise. Faltava autoestima e autoconhecimento. Ao longo de mais de sete anos de pesquisa, Montserrat desenhou uma pedagogia baseada no desenvolvimento da capacidade de análise e crítica da criança. 

Ela trabalhou ao lado do psicólogo americano Howard Gardner para implementar em sua pedagogia a teoria das múltiplas inteligências, criada por ele. Pessoalmente, a madre Montserrat é desconcertante. Por trás do sorriso alegre e do aspecto acolhedor, há uma educadora sagaz, inteligente e até agressiva quando fala das estratégias para ajudar a melhorar o ensino. A educação de hoje, diz ela, deve formar pessoas que viverão num mundo que nós ainda não sabemos como será. A autonomia e a visão crítica seriam a chave para isso. Em 1994, madre Montserrat iniciou uma reforma na educação das escolas católicas sob a direção do Vaticano. 

Em 2000, o sistema de ensino que criou ganhou uma escola inteiramente baseada nele, o Colégio Montserrat(o mesmo nome é apenas uma coincidência), na Espanha. Mais de 50 escolas em vários locais do mundo seguem sua pedagogia. Madre Montserrat é filósofa pela Universidade da Pensilvânia e mestre em psicologia pela Universidade de Massachusetts, ambas nos Estados Unidos. Esteve no Brasil para um treinamento de professores do Colégio São Luiz, em São Paulo.

A madre Montserrat Del Pozo (Foto: Olivier Valiente)