segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cameron oferece base no Chipre à França em ação contra o terror

Com O Globo e agências internacionais



Francois Hollande e David Cameron falam com jornalistas depois de reunião do Palácio do Eliseu - ERIC GAILLARD / REUTERS

PARIS - O presidente da França, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, concordaram em aumentar a cooperação na luta contra o terrorismo depois de uma reunião em Paris. Mais cedo, os dois visitaram a casa de espetáculos Bataclan para prestar homenagem às 90 pessoas que morreram no local, um dos cenários dos ataques que atingiram a capital francesa há dez dias e que deixou um total de 130 mortos.

Reunidos no Palácio do Eliseu, Hollande reafirmou que a França intensificará os bombardeios na Síria e Iraque com o objetivo de provocar o “maior dano possível” ao Estado Islâmico (EI).

— Vamos intensificar nossas incursões aéreas, vamos escolher os objetivos que provoquem o maior dano possível a esta organização terrorista — declarou o presidente ao lado de Cameron.

O premier, por sua vez, disse estar convencido de que o Reino Unido também deve realizar ataques aéreos na Síria para derrotar os jihadistas e ofereceu à França a base britânica no Chipre.

— Ainda nesta semana eu vou levar ao Parlamento nossa estratégia global para combater o EI — disse Cameron. — Eu apoio firmemente a ação do presidente Hollande de atacar o EI na Síria e estou convencido de que o Reino Unido também deve fazer isso.