domingo, 22 de novembro de 2015

Boca de urna na Argentina aponta vitória do opositor Mauricio Macri

Folha de São Paulo



As primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas depois do fim da votação na Argentina apontavam que o candidato opositor Mauricio Macri venceu o segundo turno e será o novo presidente do país.

Segundo os jornais "Clarín" e "Perfil" e o site Infobae, levantamentos feitos pelas campanhas de Macri e do candidato governista Daniel Scioli mostravam o opositor na frente com vantagem de seis a 20 pontos percentuais.


Ambos os levantamentos mostram vitória de Macri na província de Buenos Aires, maior colégio eleitoral argentino, e ampla vantagem na cidade de Buenos Aires e nas províncias de Córdoba e Santa Fe, governadas pela oposição.

Os dois candidatos, porém, veem com cautela as pesquisas. No primeiro turno, elas davam vantagem entre oito e dez pontos para Scioli contra Macri, com alguns institutos dando vitória sem necessidade de tira-teima.

No final, Scioli recebeu 37% dos votos, contra 34% de Macri, uma diferença muito menor que a prevista por todos os institutos. Isso fez com que a Argentina passasse por seu primeiro segundo turno da história.

As pesquisas foram divulgadas após o fim da votação, às 18h locais (19h em Brasília). O governo promete divulgar os primeiros resultados a partir de 19h30 (20h30 no Brasil) e a tendência definitiva às 22h30 (23h30 em Brasília).

O diretor nacional eleitoral, Alejandro Tullio, disse que mais de 74% dos eleitores de todo o país votaram. O número é menor que o do primeiro turno, quando houve participação de 82%, mas é maior que os 67% das primárias.