Tatiana Farah - O Globo
Presença da presidente em unidade de saúde da família surpreendeu até funcionários
A presidente Dilma Rousseff (PT) interrompeu a agenda de trabalho para fazer a sua primeira agenda de campanha em horário de expediente. Marcada de última hora na noite de domingo, a visita à unidade de saúde da família no Jardim Jacy, na periferia de Guarulhos, Grande São Paulo, surpreendeu até funcionários que estavam no local, na manhã desta segunda-feira.
A presidente chegou por volta das 10h30m, acompanhada de assessores de campanha e do marqueteiro João Santana, para uma visita ao posto. Embora seja uma atividade eleitoral, a presidente esteve acompanhada de, pelo menos, dois ministros: Arthur Chioro, da Saúde, e o da Secretaria da Comunicação, Thomas Traumann. Segundo Traumann, por se tratar de uma agenda extra-ofiicial, a presidente teria viajado a São Paulo em um avião fretado pelo PT.
A imprensa foi vetada de participar de sua visita e os profissionais de imagem foram autorizados a capturar algumas cenas no encontro de Dilma com pacientes e profissionais de saúde dentro da unidade.
Logo pega manhã, assessores que estavam no local informaram à imprensa que se tratava de uma agenda mista, de campanha e presidência. A assessoria do Ministério da Saúde informou que o objetivo da presidente era acompanhar o funcionamento da unidade de saúde, que tem 17 anos, passou por uma reforma há dois anos e atende a população com seis médicos, dois deles cubanos do programa Mais Médicos. Ainda segundo o ministério, não se tratava de uma agenda de última hora.
Segundo a assessoria da Presidência, não serão feitas filmagens de Dilma dentro do posto de saúde, embora ela esteja acompanhada de uma equipe de campanha e do marqueteiro.