terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

FHC formaliza união estável com namorada Patrícia Kundrát

Gustavo Uribe - O Globo

  • A cerimônia, bastante discreta, foi realizada na última quarta-feira, na capital paulista
O ex-presidente Fernando Henrique ao lado de sua mulher Patrícia Kundrát durante cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) Foto: Foto: Jorge Antonio Barros/O Globo - 10/09/2013
O ex-presidente Fernando Henrique ao lado de sua mulher Patrícia Kundrát durante cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras (ABL)Foto: Jorge Antonio Barros/O Globo - 10/09/2013

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de 82 anos, formalizou na última quarta-feira, em um cartório na capital paulista, a sua união estável com a namorada Patrícia Kundrát, de 36 anos, ex-funcionária do Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC). No final do ano passado, FH já tinha antecipado a decisão a amigos e familiares. O enlace ocorreu com bastante discrição, apenas com a presença de advogados. Não houve festa ou cerimônia de comemoração.

Nos últimos meses, o tucano já havia dito que pretendia formalizar a relação com a namorada neste ano, mas não avisou a data exata. Pegou de surpresa alguns amigos e correligionários, que souberam apenas ontem do ato de formalização da união estável. FH ficou casado 55 anos com Ruth Cardoso, que morreu em 2008.

Em Brasília, a informação foi bastante comentada durante encontro do partido. Segundo tucanos, em reunião na qual o deputado federal Antonio Imbassahy (BA) assumiu a liderança do PSDB na Câmara, o deputado federal Alfredo Kaefer (PR) registrou cumprimentos ao ex-presidente tucano.

— Foi uma surpresa boa e agradável — afirmou o secretário-geral do PSDB, Mendes Thame.

O casal foi flagrado pela primeira vez no final de 2010, quando passeava de mãos dadas no Aventura Mall, em Miami. No ano seguinte, a relação foi tratada por ambos com bastante discrição, mas em 2012 o tucano já não escondia o namoro. Em entrevista ao UOL, no final daquele ano, chegou a comentar o assunto.

— Isso é o que dizem por aí. Dizem tanto que acabo acreditando. Não é meio ridículo, com 81 anos, namorar? Não pode. No meu caso, no entanto, não penso que tenho 81 anos — afirmou.

Patrícia trouxe leveza juvenil à vida do ex-presidente. Descolada, já apareceu em público exibindo uma mecha azul no cabelo e tem uma tatuagem na nuca com escritos japoneses. Apelidado de ‘amore’, FH acha graça no jeito da nova esposa. Ela transita bem no universo do ex-presidente, mas, quando o assunto é política, a paulista de acento carregado sai de fininho, dizem conhecidos. Foi na “gestão” de Patrícia que FH se reuniu na casa de amigos para ver o último capítulo da novela “Avenida Brasil". Ele na poltrona, ela sentada no chão.

— Ela é super natural, não tem relação de reverência com ele, parece que o conhece da vida inteira — disse uma das pessoas ouvidas pelo GLOBO.

Ciumenta, não é raro vê-la reclamando do assédio sofrido por FH, além de defender o direito de o marido ter privacidade. Em público, no máximo, dão as mãos.