No mesmo horário, a emissora enfrentou a concorrência da Record, que transmitia a rodada final do Campeonato Paulista
A transmissão do desfile da Acadêmicos de Niterói, que prestou homenagem ao presidente Lula (PT), provocou queda de audiência da Globo em São Paulo, na noite de domingo, 15. No mesmo horário, a emissora enfrentou a concorrência da Record, que transmitia a rodada final do Campeonato Paulista.
De acordo com números prévios, a faixa entre 22h10 e 23h35 registrou 11 pontos para a Globo na Grande São Paulo, principal mercado televisivo do país. Durante esse período, a Record marcou 7 pontos e o SBT obteve 6. Entre 22h15 e 22h30, a Record chegou a picos de 10 pontos com a partida entre São Bernardo e Corinthians, enquanto o desfile atingiu pico de 12 pontos. Cada ponto de audiência equivale a 199 mil telespectadores.
Comparativo com outros programas e impacto regional
Na comparação com os últimos quatro domingos, quando a Globo consolidou média de 15 pontos com exibição do Fantástico e do BBB 26, o desempenho caiu 26%. No Carnaval de 2025, a emissora havia alcançado 14 pontos ao mostrar o Oscar e a vitória do filme Ainda Estou Aqui
No Rio de Janeiro, o desfile da Acadêmicos de Niterói conquistou 19 pontos, garantindo liderança absoluta no horário. Já Record e SBT empataram, cada um com 5 pontos na capital fluminense.
Estratégias editoriais e orientação para evitar polêmicas
Com o objetivo de evitar críticas de partidarismo, a Globo adotou uma cobertura mais discreta do desfile, conforme orientação de sua direção. O jornalista Pedro Bassan relatou previamente as tentativas de impedir o evento e, a equipe foi instruída a priorizar imagens de alegorias, evitando entrevistas de conteúdo político.
As orientações também se estenderam à equipe de redes sociais, que recebeu instruções para abordar o desfile de forma sóbria. Resumos do evento serão disponibilizados nas plataformas digitais da emissora e no Globoplay.
Yasmin Alencar - Revista Oeste