Empresário do 'X' e SpaceX e ex-presidenciável Vivek Ramaswamy foram convidados para o órgão (que não fará parte do governo)
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta terça-feira (12) que os empresários Elon Musk, do ‘X’, SpaceX etc., e Vivek Ramaswamy, que chegou a ser pré-candidato a presidente pelo partido Republicano, vão liderar o Departamento de Eficiência Governamental (Department of Government Efficiency, DOGE).
Segundo o comunicado (veja abaixo na íntegra), o novo departamento de Musk e Ramaswamy será encarregado de desmanchar a burocracia governamental, talhar regulações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais.
DOGE não é governo
O novo “órgão”, entretanto, não vai integrar o governo americano oficialmente e existirá como uma parceria com a Casa Branca e o Escritório de Gestão e Orçamento (OMB, em inglês), órgão que se assemelha ao Ministério do Planejamento no no Brasil, mas com alguns poderes do Tribunal de Contas da União (TCU).
“Ele se tornará, potencialmente, o Projeto Manhattan’ do nosso tempo”, disse Trump, que promete um “choque no sistema” do governo, além de eliminar qualquer desperdício na máquina estatal. O Projeto Manhattan é o agora notório projeto secreto liderado pelo governo americano em conjunto com os maiores cientistas da época para criar – em tempo recorde – armas nucleares durante a Segunda Guerra Mundial.
Musk reagiu no ‘X’com uma postagem logo após o anúncio de Trump: “Ameaça à democracia? Não, ameaça à burocracia”. Já Vivek Ramaswamy reagiu apenas com uma bandeira dos EUA, ao republicar o anúncio do presidente eleito pela segunda vez.
O nome do departamento em inglês, DOGE, também faz referência a um antigo meme da internet, o cachorro Doge. O meme exibe um cão da raça japonesa Shiba Inu, acompanhado de um texto, e existe há mais de uma década na internet.
Além disso, é um dos prediletos do empresário Elon Musk, que participa da brincadeira e já usou a imagem em diversas ocasiões. Musk até apoiou a criptomoeda Dogecoin, uma chamada “memecoin”, que são ativos digitais criados como piada e ganham valor com a popularidade dos memes atrelados.
O valor da Dogecoin, por exemplo, saltou 25% desde a vitória de Donald Trump, assim como outros ativos digitais como o Bitcoin, que bateu recordes históricos sucessivos, nos últimos dias.
Veja abaixo o comunicado original e a tradução, na íntegra.
“Tenho o prazer de anunciar que o Grande Elon Musk, trabalhando em conjunto com o Patriota Americano Vivek Ramaswamy, liderará o Departamento de Eficiência Governamental (“DOGE”). Juntos, esses dois americanos maravilhosos abrirão caminho para que minha Administração desmantele a Burocracia Governamental, corte regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture as Agências Federais – Essencial para o Movimento “Salve a América”. “Isso enviará ondas de choque pelo sistema e por qualquer pessoa envolvida no desperdício do Governo, que é muita gente!” afirmou o Sr. Musk.
Ele se tornará, potencialmente, “O Projeto Manhattan” do nosso tempo. Os políticos republicanos sonham com os objetivos do “DOGE” há muito tempo. Para impulsionar esse tipo de mudança drástica, o Departamento de Eficiência Governamental fornecerá conselhos e orientações de fora do Governo e fará parceria com a Casa Branca e o Escritório de Gestão e Orçamento para impulsionar uma reforma estrutural em larga escala e criar uma abordagem empreendedora para o Governo nunca vista antes.
Estou ansioso para que Elon e Vivek façam mudanças na Burocracia Federal com foco na eficiência e, ao mesmo tempo, tornem a vida melhor para todos os americanos.
Mais importante, eliminaremos o enorme desperdício e fraude que existem em nossos US$ 6,5 trilhões anuais de gastos governamentais. Eles trabalharão juntos para libertar nossa economia e tornar o governo dos EUA responsável perante “NÓS, O POVO”. O trabalho deles será concluído no máximo em 4 de julho de 2026 – Um governo menor, com mais eficiência e menos burocracia, será o presente perfeito para a América no 250º aniversário da Declaração de Independência. Estou confiante de que eles terão sucesso!”
Revista Oeste