segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Mercadante toma posse hoje como presidente do BNDES

 Cerimônia vai ser na sede do banco, no Rio de Janeiro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) devem participar da solenidade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) devem participar da solenidade. | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O ex-ministro Aloizio Mercadante assume a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda-feira, 6, em cerimônia no Rio de Janeiro. O presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e a ex-presidente Dilma Rousseff devem participar da solenidade.

Mercadante, que atuou como coordenador do programa eleitoral da campanha de Lula, foi aprovado, por unanimidade, pelo conselho de administração do BNDES. Houve uma consulta ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre um possível atropelo da Lei das Estatais, que poderia impedir a nomeação do economista para o BNDES.

De acordo com a legislação, “é vedada a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria, de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

No entanto, o TCU validou a nomeação de Mercadante para o banco.

Lula tem anunciado que o banco vai retomar investimentos em obras de infraestrutura em países aliados, como ocorreu nos mandatos anteriores, conforme disse durante viagem recente à Argentina.


Revista Oeste