quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Viagem de Lula à COP27 vai emitir mais carbono que um brasileiro médio em 15 anos

Presidente eleito foi ao Egito com jatinho particular de empresário, mais poluente que aeronaves de carreira

Lula discursa na Cop27 na quarta-feira 16 | Foto: Reprodução/YouTube
Lula discursa na Cop27 na quarta-feira 16 | Foto: Reprodução/YouTube

Um levantamento feito pelo site Poder 360 mostrou que o jatinho usado pelo presidente eleito, Lula (PT), para ir à 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27) emitirá, considerando ida e volta, quase 110 mil toneladas de gás carbônico, que contribui para as “mudanças climáticas”.

Poder 360 chegou a esse número considerando que o Departamento de Negócio, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido estabelece que cada litro de combustível de aviação queimado gera 2,5 quilos de gás carbônico, e que o modelo de jatinho em que Lula viajou, um Gulfstrem G600, gasta 1,7 mil litros por hora de voo. Um voo do Brasil para o Egito (mais de 10 mil quilômetros) leva 12 horas e meia.

Então, nas 25 horas de ida e volta, o total de emissões chegará a quase 110 mil toneladas. Já o site Our World in Data informa que cada brasileiro, em 2019 (o dado mais atualizado), emitia quase 7 toneladas de gases do efeito estufa por ano. Dessa forma, a viagem de Lula representa a mesma quantidade de gases que um brasileiro médio produzirá em 15,8 anos.

O jatinho usado por Lula tem 16 lugares. Isso quer dizer que, se ele decolou com a capacidade completa, a emissão de gás carbônico por passageiro, ao final do trajeto de ida e volta, será de quase 7 mil quilos, levemente inferior ao valor produzido por uma pessoa durante 15,8 anos.

Os jatinhos particulares emitem de 5 a 14 vezes mais gases poluentes por passageiro do que os aviões de carreira.

A aeronave usada por Lula pertence ao empresário José Seripieri Junior, que foi preso em julho de 2020, em uma operação da Polícia Federal, que era uma desmembramento da Lava Jato e investigava irregularidades relacionadas à campanha de José Serra (PSDB) em 2014, quando ele foi eleito senador por São Paulo. Seripieri Junior é fundador e ex-presidente da administradora de planos de saúde Qualicorp.

Revista Oeste