terça-feira, 20 de outubro de 2020

Valec será incorporada à estatal do trem-bala

 Governo quer reduzir gastos com a fusão das empresas

valec será incorporada à estatal do trem

A previsão é que o plano de reestruturação seja apresentado em até 90 dias | Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O governo planeja unir a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para reduzir gastos públicos e “torná-las eficientes”. 

A informação foi divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, na segunda-feira 19. 

De acordo com a pasta, a nova estatal vai se chamar Infra S.A. Hoje, a EPL atua na elaboração de estudos técnicos para as concessões de transportes. 

Foi criada, em 2012, no governo Dilma Rousseff com a promessa de lançar o trem-bala, que ligaria os Estados Rio-São Paulo. 

Já a Valec é responsável pela construção e administração de ferrovias federais.

Segundo o ministério, a fusão reduzirá os custos de manutenção da União e “priorizará o que há de melhor em conhecimento e capital humano de ambas para projetos de infraestrutura”. 


A previsão é que o plano de reestruturação seja apresentado em até 90 dias e o processo concluído em 270 dias. 


“A partir da junção, a Infra S.A. terá a missão de estruturar os projetos de concessão de ativos à iniciativa privada a longo prazo”, garantiu a pasta, em nota. 


“Esperamos engajamento nesse processo para que possamos projetar uma nova empresa”, afirmou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.


Quer saber quanto custam estatais como a do trem-bala? Leia, então, “O preço da ineficiência”, reportagem publicada na edição n° 2 da Revista Oeste

, Revista Oeste