Americano Maurício Claver-Carone é o primeiro norte-americano a ocupar o posto em 60 anos de história do BID
Com 30 votos a favor e 16 abstenções, Maurício Claver-Carone foi eleito, neste sábado (12), como novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O candidato indicado pelo presidente Donald Trump é o primeiro norte-americano a ocupar o posto em 60 anos de História da instituição.
Apoiaram sua candidatura os governos do Brasil, Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Japão, Paraguai, Uruguai, entre outros.
O BID é um espaço essencial para a região, onde regras para investimentos estrangeiros no continente são elaboradas.
O governo norte-americano, através da figura Claver-Carone, poderia tornar essas regras mais favoráveis aos investimentos norte-americanos e, em contrapartida, mais desfavoráveis para os da China.
Em seu discurso final, segundo O Globo, o novo presidente do BID fez referência ao programa “América Cresce”, que chefiou dentro do governo Trump.
A iniciativa foi criada para atrair investimentos do setor privado para impulsionar o desenvolvimento de nações da América Latina e Caribe.
Uma jogada destinada, de forma bem clara, a competir com os investimentos do regime comunista em Pequim, cada vez mais presentes nas Américas.
Tarciso Morais, Renova Mídia