domingo, 2 de agosto de 2020
Conheça Domènec Torrent, novo técnico do Flamengo que passou por Barcelona e Bayern de Munique
Algumas semanas após a saída de Jorge Jesus, o Flamengo acertou a contratação de Domènec Torrent como novo treinador. Apesar de pouco conhecido no Brasil, o novo comandante do Flamengo tem currículo vitorioso e é adepto de um estilo de jogo de posse de bola e posições bem definidas.
Torrent nasceu na cidade de Santa Coloma de Farners, na região nordeste da Espanha, localizada entre Barcelona e as cidades que fazem fronteira com a França. Antes de tirar suas credenciais de treinador, ele defendeu dois clube catalães: o Unió Esportiva Olot e o Ateneu Deportiu Guíxols. Não é considerado um treinador de primeira linha, com carreira consolidada.
Domènec Torrent conviveu com Pep Guardiola por uma década. Entre 2008 e 2018 ele esteve ao lado do famoso treinador como auxiliar técnico. Por isso, sua filosofia de jogo é nutrida de características típicas de Pep, como o famoso tiki-taka, que ganhou o mundo com o Barcelona bicampeão da Liga dos Campeões nas temporadas 2008/09 e 2010/11.
O toco y me voy (passo e me vou, em espanhol), como o sistema também é conhecido, consiste em uma premissa primordial: a posse de bola. A ideia é simples, controlar o jogo e neutralizar o adversário. Porém, isso envolve muita movimentação, troca de posições – principalmente entre os meio-campistas – e compreensão geométrica das quatro linhas de campo.
Torrent conseguiu mostrar seu trabalho em uma única ocasião. Depois que deixou Guardiola, em 2018, ele assumiu o comando do New York City FC, que joga a Major League Soccer (MLS), principal liga de futebol dos Estados Unidos. O resultado foi convincente.
Em apenas uma temporada, Torrent quebrou diversos recordes e fez com que a equipe realizasse a melhor campanha de sua história na liga. Apesar de ter se classificado na primeira colocação da Conferência Leste, o New York City FC foi eliminado nas quartas de final do torneio. O estilo de jogo ficou claro para a imprensa local. "Ele definitivamente é um discípulo de Pep Guardiola. O time trocava passes rápidos desde a defesa e pressionava os rivais. Era atraente", ponderou o jornalista Jeff Carlisle, da ESPN americana.
Similaridades com Jorge Jesus
O que disse Carlisle sobre a troca de passes rápidos desde a defesa, foi visto no Flamengo de Jorge Jesus. Os dois zagueiros centrais da equipe carioca, Rodrigo Caio e Pablo Marí, somavam-se ao volante William Arão, para formar o trio de saída rápida do time rubro-negro. Isso foi visto no New York City FC, com o trio defensivo Maxime Chanot, James Sands e Alexander Callens.
Da defesa, a bola ia em direção aos articuladores das jogadas. No Flamengo, Gerson e Everton Ribeiro faziam esse papel, já no New York City FC, Ebenezer Ofori e Alexander Ring. Assim como na equipe de Jesus, os meias procuravam os atacantes, que buscavam se deslocar em campo para furar a defesa adversária. As formações variavam entre 4-2-3-1 e 4-1-2-3.
Eu gosto de me manter atualizado sobre o futebol ao redor do mundo. Então, vi muitas partidas do Campeonato Brasileiro no último ano. Conheço perfeitamente a equipe que eles (Flamengo) têm
Domenéc Torrent, Técnico.
Recentemente, Torrent afirmou a um canal de TV italiano que conhecia o futebol brasileiro e o estilo de jogo do Flamengo. "Eu gosto de me manter atualizado sobre o futebol ao redor do mundo. Então, vi muitas partidas do Campeonato Brasileiro no último ano. Conheço perfeitamente a equipe que eles (Flamengo) têm", revelou.
Preparado, mas sem títulos
Na última semana, Pep Guardiola disse que seu amigo está pronto para comandar equipes em qualquer país. O treinador do Manchester City ainda ressaltou a importância de Torrent no período em que trabalharam juntos.
"Acho que ele está absolutamente preparado para qualquer país. Ele fez a melhor campanha da história do New York City na última temporada. Ele é incrivelmente bem preparado, tem muita experiência. Não tenho nenhuma dúvida sobre sua capacidade. Aprendi muito com ele, aprendemos juntos. Parte do nosso sucesso que tivemos em Munique e aqui em Manchester foi por causa dele", avaliou Guardiola.
É um cara que dispensa comentários, eu conheço bem e posso falar com propriedade porque é um cara com quem eu trabalhei. Não só eu, né? Ele fez muita gente no Bayern crescer muito
Rafinha, Lateral do Flamengo.
Rafinha, lateral do Flamengo, que já esteve sob os comandos de Pep e Torrent, também não economizou elogios ao falar do treinador. "É um cara que dispensa comentários, eu conheço bem e posso falar com propriedade porque é um cara com quem eu trabalhei. Não só eu, né? Ele fez muita gente no Bayern crescer muito. E agora ele está de treinador, mas aí não tivemos mais contato. Mas o tempo que trabalhamos juntos dispensa comentários", afirmou, em entrevista à ESPN Brasil.
Quem também cresceu no Bayern de Munique por conta de Torrent foi o ex-jogador Philipp Lahm. Um desses momentos é narrado no livro Guardiola Confidencial. Na ocasião, Torrent sugeriu que Toni Kroos mudasse de posição com Lahm e o treinador acatou o pedido do auxiliar.
"Durante a volta a Munique, aliás, a cabeça de Guardiola já está em outro lugar: mais precisamente, em Lahm. A viagem se transforma em uma conversa monotemática entre Guardiola e Domènec.
Torrent, assistente técnico: ‘Viu o potencial do Lahm? Viu como ele encontra os corredores, como gira e protege a bola? Certamente pode jogar tanto na lateral como no meio de campo’. É o prenúncio de uma das grandes descobertas da temporada...", diz o livro.
Ao que tudo indica, essa é a oportunidade para Torrent conquistar o que ainda não possui: títulos como treinador. O Flamengo quer manter a mesma qualidade técnica de Jorge Jesus e o espanhol parece corresponder aos anseios da equipe rubro-negra.
Títulos como auxiliar técnico de Guardiola
Barcelona
Mundial de Clubes da FIFA: 2009 e 2011
Liga dos Campeões da UEFA: 2008/09 e 2010/11
Supercopa da UEFA: 2009 e 2011
Campeonato Espanhol: 2008/09, 2009/10 e 2010/11
Copa do Rei: 2008/09 e 2011/12
Supercopa da Espanha: 2009, 2010 e 2011
Bayern de Munique
Mundial de Clubes da FIFA: 2013
Supercopa da UEFA: 2013
Campeonato Alemão: 2013/14, 2014/15 e 2015/16
Copa da Alemanha: 2013/14 e 2015/16
Manchester City
Campeonato Inglês: 2017/18
Copa da Liga Inglesa: 2017/18
Raul Vitor, O Estado de S.Paulo