A maior parte das companhias é do setor imobiliário
Com apetite para crescimento, nos últimos dias, seis empresas protocolaram pedidos para realizar sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. A maior parte delas está ligada ao mercado imobiliário, mas os setores de logística, varejo e produção de fármacos também compõem a lista.
A Lavvi, Ez Inc e Alphaville formam o trio ligado aos negócios imobiliários. A Sequoia Logística é focada na distribuição das vendas por e-commerce. Já o Grupo Matheus é uma rede varejista na região nordeste do país e a Elfa Medicamentos atua na produção e distribuição de medicamentos e tem sede na Paraíba.
Vale ressaltar que apenas a EZ e a Lavvi se preparam para a oferta exclusivamente primária, formada pela emissão de novos títulos que servem para a capitalização do caixa da empresa. As demais companhias pretendem conseguir autorização também para as ofertas secundárias, operação que ocorre quando a oferta de títulos já existentes serão direcionados aos acionistas/cotistas.
Estima-se que as negociações movimentem volumosas cifras no mercado. Para se ter uma ideia, apenas as operações da Lavvi, do grupo Cyrella, pretende arrecadar cerca de 2,1 bilhões de reais no mercado aberto.
Artur Piva, Revista Oeste