segunda-feira, 4 de novembro de 2019

EUA notificam a ONU e dão início à saída do acordo de clima de Paris

NOVA YORK  -
Os Estados Unidos notificaram a ONU (Organização das Nações Unidos) nesta segunda-feira (4) que vão sair do Acordo de Clima de Paris, disse uma autoridade do Departamento de Estado norte-americano.
A notificação marca o primeiro passo formal em um processo de um ano para que o país deixe o pacto global de combate às mudanças climáticas.
O presidente dos EUA, Donald Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump - Olivier Douliery / AFP
O secretário de Estado americano, Mike ​Pompeo, confirmou, em declaração, que os EUA iniciaram o processo de retirada do Acordo de Paris. "De acordo com os termos do acordo, os Estados Unidos enviaram uma notificação formal de sua retirada às Nações Unidas. A retirada entrará em vigor um ano após a entrega da notificação."
Com o anúncio, os EUA devem deixar oficialmente o acordo em 4 de novembro de 2020, um dia após a eleição presidencial e alguns dias antes da realização da COP26, marcada para acontecer no Reino Unido. 
Para o grupo America’s Pledge, formado por empresas, estados e cidades americanas favoráveis aos compromissos do Acordo de Paris, a confirmação desta segunda vai contra os interesses e a vontade dos cidadãos americanos. 
Segundo o grupo, 77% dos eleitores registrados apoiam a participação dos EUA no acordo. Entre os democratas a aceitação sobe para 92%, enquanto os republicanos somam 60%. Ao todo, cinco em cada seis eleitores dizem acreditar que os EUA devem permanecer no acordo. 
Em junho de 2017, o presidente Donald Trump anunciou que os EUA deixariam o acordo assinado em 2015 por 195 partes durante a COP21 —que aconteceu em Paris, na França. Na época, Trump alegou que defendia os interesses americanos, uma “reafirmação da soberania americana”. ​
"Fui eleito para representar os eleitores de Pittsburgh [cidade industrial no Estado da Pensilvânia], não de Paris", disse na ocasião.

Michelle Nichols, Reuters