Quem não lembra do advogado Cristiano Caiado, que em 4 de dezembro de 2018, criticou dentro de um avião o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, dizendo:
“O STF é uma vergonha”?
O caso ficou famoso e foi bastante veiculado por toda a mídia.
Caiado ainda disse o seguinte:
“tem vergonha de ser brasileiro ao ver a Corte”.
O ministro revidou:
“Vem cá, você quer ser preso?”.
Veja o vídeo:
Ao desembarcar da aeronave, a Polícia Federal deteve Caiado.
Já se passou quase um ano do dia em que Caiado expressou diretamente a um ministro da Suprema Corte toda a insatisfação da nação. E o que mudou de lá pra cá?
Um novo presidente assumiu a República, tivemos um Congresso renovado, mas... na prática nada mudou no STF.
Lá na nossa Suprema Corte, continuamos com os mesmos 11 ministros, porém a mesma postura para julgar parece inalterável. Gilmar Mendes continua a produzir Habeas Corpus em série e a impunidade continua a reinar.
A desconexão do STF com a realidade e a vontade do povo é abismal. Enquanto o Governo se esforça para reduzir índices de criminalidade acima de 20%, não há a mesma contrapartida da Suprema Corte, que parece viver cada vez mais isolada da sociedade.
E, pelo STF que temos, podemos prever que não teremos mais prisão em segunda instância.
Recentemente, o Canal do Youtube, Cafezinho com Pimenta, parceiro do Jornal da Cidade Online, entrevistou o advogado Cristiano Caiado para conhecer detalhes daquele episódio e analisar porque o STF continua envergonhando o Brasil.
Veja o vídeo:
Emílio Kerber Filho
Professor.
Jornal da Cidade