quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Dezenas de explosões de gás forçam evacuação de milhares ao norte de Boston


Prédio em chamas em Lawrence, ao norte de Boston, após explosões - Reprodução de redes sociais / REUTERS


BOSTON - Dezenas de explosões e incêndios atingiram quarteirões de várias comunidades ao norte de Boston nesta quinta-feira e provocaram a evacuação de vários bairros onde havia cheiro de gás, informou a polícia do estado de Massachusetts.

As explosões atingiram os municípios de Andover, North Andover e Lawrence. Segundo a imprensa local, há relatos de feridos, embora ainda não se saiba o número exato.

Boletins da polícia estadual no Twitter afirmaram ser cedo para especular as causas das explosões. A possível ruptura de encanamentos de gás foi cogitada por jornais da região. Segundo a rádio WBZ News, a primeira explosão foi causada por um vazamento em um cano superpressurizado.

Imagens de televisão ao vivo mostraram os bombeiros em escadas de incêndio, combatendo as chamas em casas baixas em Andover, North Andover e Lawrence, antigas cidades de engenho cerca de 40 quilômetros ao norte de Boston.

Um mapa postado no Twitter pela polícia estadual mostrou quase duas dúzias de explosões e incêndios espalhados pela área. A polícia estadual registrou o número de incêndios e explosões em 60 e disse que esse número deve crescer.

— Pedimos a todos que usam gás encanado em casa para deixá-las até termos mais informações — disse Andrew Maylor, administrador da cidade de North Andover, a uma emissora de televisão local.

O prefeito de Lawrence, Dan Rivera, pediu para os moradores que sentirem cheiros estranhos deixarem as próprias casas.

A polícia estadual solicitou que os moradores servidos pela empresa Columbia Gas evacuem suas casas, dizendo que a empresa efetua uma vistoria nas linhas e que levará "algum tempo" até interromper todo o serviço.

A região de Boston concentra uma das maiores comunidades de brasileiros nos EUA, estimada em até 400 mil pessoas.


Com O Globo e Reuters