sábado, 25 de agosto de 2018

'Jaiminho' Haddad e Moro no Nordeste: estepe de Lula e juiz da Lava Jato em Salvador

Mandado ao Nordeste pelo ex-presidente Lula – ora preso na sede da PF em Curitiba, cumprindo pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad madrugou em Salvador na segunda-feira (20) . O candidato a vice na chapa do PT à Presidência da República, (cabeça no caso provável do chefe e líder das pesquisas, ser impedido, pela Justiça Eleitoral, de disputar as eleições) chegou em missão de reconhecimento de terreno político e marketing eleitoral.
O emissário de Lula apareceu no meio do fogo três dias antes de também aportar na cidade o juiz condutor da Lava Jato, Sérgio Moro, para participar, da abertura e debates do III Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, promovido pela secção baiana da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal. Mas vamos por parte, para não perder o rumo nem me desguiar.
Horas depois, na capital administrada pelo prefeito ACM Neto (DEM), presidente nacional de seu partido e um dos coordenadores da campanha do tucano Geraldo Alckmin, o enviado de Lula começou a cumprir a tarefa recebida no Paraná. Primeiro em reunião fechada (em hotel de luxo, no bairro Itaigara ) , com a cúpula petista que manda na Bahia, atualmente, a começar pelo governador Rui Costa, candidato à reeleição, e Jaques Wagner, antes apontado como Plano B , mas que concorre, (com quase certeza de vitória, segundo pesquisas) a uma das duas vagas do estado ao Senado.
Depois foi à caminhada no bairro popular da Liberdade, encerrada com visita à Senzala do Barro Preto, no Curuzu. Terreiro da falecida Mãe Hilda, berço e sede do Ylê Ayiê, ponto de partida, na Bahia, da campanha nacional vencedora de Lula, em 2002. Haddad esteve sempre sob olhos vigilantes e desconfiados dos companheiros de partido e aliados locais, mas sob as asas do governador Rui Costa. Este, sorrindo à toa e navegando em céu de brigadeiro. Na pesquisa Ibope/Globo/TV Bahia (da família ACM ) ele dispara com 50% dos votos na preferência do eleitorado baiano. Em segundo lugar aparece o candidato do DEM, José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana, que patina na pesquisa com míseros 8% do maior colégio eleitoral nordestino.& lt; /span>
Cercado de propagandistas do petismo estadual, o escolhido de Lula, cumpriu no “bairro negro”, ao lado de Rui Costa (que nasceu ali), o mais tradicional roteiro marqueteiro local – visita, caminhada e comício no histórico reduto popular e termômetro político soteropolitano. Preso, Lula começa assim a testar, no Nordeste, a partir da Bahia, estrategicamente, a sua cartada mais difícil e arriscada: tentar transferir os votos, que as pesquisas mais recentes lhe atribuem de sobra, para o estepe Haddad.
Quase não sobrou espaço para falar do reboliço da passagem do juiz Sérgio Moro por Salvador, a convite dos delegados da PF, que o homenagearam com a entrega da Medalha Tiradentes, na abertura do III Simpósio Nacional de Combate à Corrupção. Sem citar nomes, condenou soluções autoritárias para punir corruptos e corruptores. “Os que pedem intervenção militar no país, são resultado da desilusão da sociedade com a política”, disse o juiz do Paraná. Efusivamente aplaudido pelos participantes do simpósio e público com idade que lotou a sala de cinema no shopping onde Moro falou na Bahia. Incluindo o prefeito da capital, ACM Neto, presente e batendo palmas.
Vitor Hugo Soares, jornalista, é editor do site blog Bahia em Pauta

Vitor Hugo Soares, Blog do Noblat