sábado, 25 de agosto de 2018

Aprenda a despachar sua mala com nova tecnologia do Galeão

Usuário testa o novo sistema - Carolina Mazzi

Começou a funcionar nesta sexta-feira (24/8), a primeira máquina para despacho automático de bagagem da América Latina. A tecnologia já está presente em alguns aeroportos dos Estados Unidos e da Europa (entre eles Amsterdã) e, aqui no Brasil, foi implementada pela GOL no Aeroporto RioGaleão em voos domésticos.

Com a tecnologia desenvolvida pela Sita, o passageiro se torna responsável por todo o processo de embarque. Após concluir a emissão do cartão de embarque e da etiqueta de bagagem nas máquinas de self check-in, o viajante deve se dirigir à área de "Bagagem expressa" da Gol, onde estão os guichês com as esteiras. Lá, ele vai usar o aparelho de leitura de código de barras na etiqueta da mala para, em seguida, colocá-la na esteira.

Quem ultrapassar o limite de peso - verificado no momento em que se coloca a mala na esteira - ou precisar despachar mais do que foi pago, terá que procurar guichês com funcionários. Vale lembrar que o passageiro não consegue comprar a franquia de bagagem - caso não esteja incluída no valor da tarifa paga - na área de "Bagagem expressa".

Segundo a companhia, a ferramenta está em processo de teste, mas o objetivo é diminuir o tempo que se leva para fazer o check-in: atualmente, a média é de três minutos. Em uma simulação realizada pela equipe do GLOBO na etapa "Bagagem expressa", a mala foi despachada em menos de 20 segundos.

Despacho automático de bagagem na GOL - Pedro Teixeira / Agência O GLOBO

- A estimativa é que esse processo, com o passar do tempo, e com as pessoas mais familiarizadas, seja realizado em cerca de 40 segundos - afirma Ana Cristina de Souza, gerente operacional de aeroportos da GOL.

Em breve, a Gol planeja ester esse novo procedimento ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e a voos internacionais.

Outras informações no site oficial da GOL.




Carolina Mazzi, O Globo