- Toru Hanai/Reuters

As Bolsas da Ásia e do Pacífico despencaram nesta quarta-feira (9), após a eleição do republicano Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos.
O índice japonês Nikkei tombou 5,36%, na maior queda diária desde o referendo que votou pela saída do Reino Unido da União Europeia, em junho.
O índice começou a cair com força quando a apuração mostrou que as pesquisas que indicavam vitória da democrata Hillary Clinton não se confirmariam. Trump se elegeu ao alcançar ao menos 276 dos 538 votos no Colégio Eleitoral em contagem parcial dos votos pela agência de notícias Associated Press às 5h35 (horário de Brasília) desta quarta.
A Bolsa da China fechou antes da confirmação da vitória do republicano, mas, ainda assim, fechou em queda, de 0,61%.
As demais Bolsas da Ásia também caíram. A Bolsa de Taiwan perdeu 2,98%, a da Coreia do Sul, 2,25%, a de Hong Kong, 2,16%, a da Austrália, 1,93%, e a de Cingapura, 1,08%.
Os mercados financeiros globais apostaram na vitória de Hillary Clinton, mas cada nova pesquisa de boca de urna nos Estados Unidos mostrava como a corrida estava apertada, levando os investidores a evitar negócios de risco.
A eleição do bilionário surpreendeu o mundo, encerrando oito anos de governos democratas e colocando os EUA em um novo e incerto caminho.