Nadador americano contrariou os prognósticos e venceu prova dos 200m borboleta; pouco depois, também levou o ouro no revezamento 4 x 200m
O maior campeão dos Jogos Olímpicos segue fazendo história. O americano Michael Phelps superou o favoritismo dos adversários e conquistou sua 20ª medalha de ouro olímpica na prova dos 200m borboleta, no Estádio Aquático da Rio-2016, na noite desta terça-feira. Pouco depois, voltou a cair na piscina para levar seu 21º ouro, desta vez ao lado da equipe americana no revezamento 4 x 200m livre.
Nos 200m borboleta, Phelps cravou o tempo de 1m53s36 e superou o japonês Masato Sakai (1min53s40) e o húngaro Tamas Kenderesi (1min53s62). Os dois favoritos da prova decepcionaram: campeão em Londres-2012, o sul-africano Chad Le Clos, foi o quarto e o húngaro Laszlo Cseh foi apenas o sétimo. Com isso, Phelps alcançou mais um recorde na carreira: se igualou à ginasta russa Larissa Latynina, com 14 medalhas olímpicas em provas individuais.
LEIA TAMBÉM:
Vitória no revezamento aumenta coleção de medalhas de Phelps
O que são as manchas roxas na pele de Michael Phelps?
Vitória no revezamento aumenta coleção de medalhas de Phelps
O que são as manchas roxas na pele de Michael Phelps?
No revezamento 4 x 200m, Phelps, o último da equipe a nadar, caiu na piscina já com uma boa dianteira e confirmou o 21º ouro segurando a vantagem sobre os rivais. A Grã-Bretanha ganhou medalha de prata na prova, e o Japão, bronze. Agora, Phelps tem três medalhas de ouro na Rio-2016: no domingo, ele ajudou a equipe americana a vencer o revezamento 4 x 100 m.
O atleta de 31 anos tem, ao todo, 25 medalhas olímpicas em cinco edições dos Jogos.