segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Isinbayeva: quem vencer salto com vara no Rio será 2º lugar ‘por padrão’

O Globo

Bicampeã olímpica da prova foi barrada por causa de escândalo de doping na Rússia



Isinbayeva reagiu com indignação à exclusão do atletismo russo dos Jogos - SERGEI KARPUKHIN / REUTERS


Barrada da Olimpíada, a russa Yelena Isinbayeva, lenda do salto com vara, disse nesta segunda-feira que quem levar a medalha de ouro na modalidade será, por padrão, segundo lugar. Atual recordista mundial e bicampeã olímpica da prova, a atleta está fora dos Jogos por causa da suspensão de todo o time russo de atletismo, envolvido em um escândalo de doping.

Isinbayeva está no Rio como candidata à comissão de atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Os membros serão eleitos pelos atletas competindo no Rio.

— O que posso dizer para aqueles que chegarem em primeiro lugar? Eles serão segundo lugar, por padrão — alfinetou Isinbayeva, segundo a agência russa Tass.

A atleta foi uma das que mais criticou a decisão de barrar o time de atletismo russo das Olimpíadas. Em julho, Isinbayeva disse que a ação era política e que a Comissão Arbitral do Esporte (CAS), que rejeitou a apelação da delegação sobre o assunto, havia "enterrado o atletismo".

As eliminatórias do salto com vara feminino estão marcas para esta terça-feira. A disputa por medalhas ocorre na sexta-feira.