Neste sábado (23), o ministro das Relações Exteriores, José Serra, acompanhou os preparativos para receber as lideranças mundiais no Palácio do Itamaraty, no centro do Rio de Janeiro. Segundo o chanceler, 45 lideranças de Estado e Governo confirmaram presença nos Jogos Olímpicos, que acontecerá em menos de 15 dias no Brasil. As informações são do portal G1.
Os nomes de destaque entre as dezenas de confirmados são o presidente da França, François Hollande, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, além do presidente da Argentina, Maurício Macri. Outros líderes de países da América Latina também afirmaram que estarão presentes no evento e serão recepcionados com um banquete no Itamaraty. A estimativa é de que sejam recebidas 1.500 pessoas no Ministério das Relações Exteriores.
Nesta semana, a Operação Hashtag foi deflagrada pela Polícia Federal e prendeu 10 pessoas que, segundo as autoridades, representavam uma ameaça à segurança da Rio 2016. Além disso, os atentados terroristas nas últimas semanas têm deixado o país em estado de alerta. "A insegurança em relação ao terrorismo é mundial. Estão sendo atingidos países da Europa que não estão organizando nada, nenhum evento", afirma Serra. "Nenhum lugar do mundo está imune."