quinta-feira, 9 de junho de 2016

Em vídeo, Obama declara seu apoio a Hillary como candidata

PUBLICIDADE



Em um vídeo de pouco mais de três minutos divulgado nesta quinta-feira (9), o presidente Barack Obama anunciou seu apoio a Hillary Clinton como candidata democrata à disputa pela Casa Branca em novembro.

"Olha, eu sei o quão duro esse trabalho pode ser, e é por isso que eu sei que Hillary será tão boa nele. Na verdade, eu não acho que já tenha havido alguém tão qualificado para este posto", diz Obama no vídeo, divulgado após uma reunião nesta quinta entre o presidente e o outro pré-candidato democrata, o senador Bernie Sanders.

"E digo isso como alguém que teve que debater com ela mais de 20 vezes", completou o presidente.

Segundo Obama, Hillary tem "a coragem, a compaixão e o coração" para sucedê-lo na Casa Branca e "fez história" ao tornar-se a virtual candidata do partido –a primeira mulher que disputará o posto por uma das duas principais legendas.

No vídeo, Obama cita a participação de Hillary, enquanto sua secretária de Estado, na operação que terminou com a morte de Osama bin Laden e seu trabalho em missões diplomáticas ao redor do mundo.

"Tenho visto seu julgamento, sua força, seu comprometimento com nossos valores e sua determinação em dar a cada americano uma oportunidade justa, não interessa o quão dura seja a briga", afirmou. "Eu estou com ela."

À Reuters, Hillary disse que o apoio de Obama "é tudo" para ela. "É certamente uma alegria e uma honra que o presidente Obama e eu tenhamos, de ferozes competidores, nos tornado, nos últimos anos, verdadeiros amigos."

Obama e Hillary começarão a fazer campanha juntos na próxima semana em Green Bay, no Wisconsin.

SANDERS

Em pronunciamento ainda na Casa Branca, Sanders sinalizou, nesta quinta (9), reconhecer que sua caminhada rumo à Presidência chegou ao fim.

Nesta semana, Hillary selou sua vitória ao atingir o número necessário de 2.382 delegados nas prévias democratas. Na terça-feira (7), ela fez um discurso já assumindo que seria a candidata do partido –mas Sanders seguia resistindo a jogar a toalha.

Após as declarações pouco claras na Casa Branca, Sanders discursa na noite desta quinta (9) e espera-se que ele anuncie o fim de sua campanha.

Obama teve o cuidado de dedicar praticamente a metade do vídeo sobre Hillary em um aceno a Sanders. Segundo ele, "milhões de americanos, não só democratas, votaram pela primeira vez" nesta campanha.

"E muito disso é graças ao senador Bernie Sanders, que tem feito uma campanha incrível", disse, destacando que agradeceu ao senador por ter "lançado luz sobre questões como a desigualdade econômica e a influência do dinheiro em nossa política e trazido jovens para dentro do processo".

"Abraçar essa ideia vai nos ajudar a vencer em novembro, mas mais importante, vai tornar o partido Democrata e a América mais fortes", afirmou.

Obama rechaçou que as prévias tenham deixado os democratas "mais divididos". 

"Bem, eles disseram isso oito anos atrás também", lembrou, quando ele e Hillary disputaram prévias ainda mais acirradas e agressivas. Segundo ele, Hillary e Sanders "podem ter sido rivais, mas ambos são patriotas que amam este país".