quarta-feira, 29 de junho de 2016

Foto de Messi cercado por nove chilenos na final da Copa América faz sucesso na web


O Globo


A imagem acima diz tudo. Na fotografia tirada por um torcedor da arquibancada de Met Stadium, em Nova Jersey (EUA), Lionel Messi aparece cercado por cinco jogadores do Chile bem próximos a ele, com mais quatro nos arredores. Não se vê no enquadramente nenhum outro jogador da Argentina. A cena aconteceu aos 27 minutos do segundo tempo da decisão da Copa América Centenário.
Fãs de Messi, em campanha para que ele desista da decisão de não mais jogar pela seleção argentina, compartilharam a foto como um símbolo do quanto o craque se empenha pela equipe, sem, no entanto, ter a ajuda necessária em campo. O retrato viralizou nas redes sociais, como uma espécie de pregação sem palavras: Messi não pode ser responsabilizado por mais um fracasso dos argentinos numa final (o terceiro seguido em três anos, incluindo as decisões da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e da Copa América de 2015, no Chile).

Nas redes sociais os comentários sobre a foto foram, em sua ampla maioria, de apoio a Messi. Muitos com humor. "Estou me sentindo mais sozinho do que Messi na seleção da Argentina", brincou um. "E ainda dizem que a culpa é do Messi", escreveu outro. "Ele joga sozinho", opinou um terceiro. O blog FutMais retuitou a foto com a informação: "Messi foi responsável por 27 puxadas de ataque durante os 120 minutos na final da Copa América e sofreu 9 faltas".

Durante a campanha do vice-campeonato da Copa América nos EUA, Messi se tornou o maior artilheiro da seleção argentina de todos os tempos, com 55 gols, superando os 54 de Gabriel Batistuta. Como sempre, foram dele as principais jogadas da equipe. Na final, embora não tenha conseguido desequilibrar, como costuma fazer, teve boa atuação, tentando organizar a maioria das ações ofensivas.

O camisa 10 perdeu sua cobrança na disputa de pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Foi dele a primeira da Argentina, e chutou para fora, por cima do travessão. 

Com a derrota por 4 a 2 para os chilenos, Messi mostrou bastante abatimento e chegou a chorar. Após o jogo ele declarou que estava colocando um ponto final em sua trajetória na seleção, e que não mais jogaria com a camisa argentina.

A decisão causou uma comoção na opinião pública do país. Torcedores e mídia se uniram em apelos para que Messi continue. Fãs em outros países fizeram o mesmo.

Messi se queixou publicamente nas redes sociais, na semana anterior à decisão contra o Chile, da falta de organização da AFA, a Associação de Futebol Argentino. O jogador chegou a chamar a entidade de "desastre", por conta de atraso num voo dentro dos Estados Unidos. Os episódios assim se repetiram algumas vezes, como quando a delegação precisou esperar no lobby de um hotel pela liberação dos quartos.

A AFA atravessa uma grave crise, envolvida em suspeitas de corrupção e desvio de dinheiro público, e com dificuldades financeiras. No dia seguinte ao vice-campeonato nos EUA, o presidente, Luis Segura, pediu demissão. A associação está sob intervenção da Fifa.