Simone Iglesias - O Globo
Dois depoimentos da ex-presidenciável do PSB foram gravados nesta quarta-feira

Terceira colocada na eleição presidencial, Marina Silva (PSB) gravou nesta quarta-feira, em Brasília, um vídeo em apoio ao tucano Aécio Neves. Foram feitos dois depoimentos: um para ser usado no espaço da propaganda eleitoral de TV a partir desta noite; e outro em formato mais curto, para ser utilizado nas inserções.
A aparição de Marina no programa tucano era tratada até ontem como uma “incógnita” pela campanha de Aécio. Quando ela decidiu apoiá-lo, com base em questões programáticas, a ideia era que a adesão se restringisse à declaração, apenas, sem participação efetiva na TV.
No entanto, pesou nas últimas horas o crescimento da presidente Dilma Rousseff nas últimas pesquisas eleitorais divulgadas nesta semana.No depoimento programado para ir ao ar nesta quarta, Marina diz que votará em Aécio pelo programa de governo que ele reformulou a partir das propostas encaminhadas pela Rede Sustentabilidade, logo após o resultado do primeiro turno. A ex-senadora diz confiar nas ideias e na capacidade do tucano de liderar mudanças necessárias no país.
O depoimento de Marina deverá ser usado em todos os programas de Aécio até sexta-feira, último dia da propaganda eleitoral gratuita.
Na propaganda das 13h desta quarta-feira, foi ao ar, pela primeira vez, depoimento de Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, morto durante a campanha presidencial num acidente aéreo, em agosto. Até então, o PSDB vinha usando imagens de eventos com Renata. Assim como Marina, não havia previsão de Renata gravar apoio para a TV. Sua participação ficaria restrita a ato na semana passada com Aécio em sua casa, em Recife. O acirramento da disputa, no entanto, também levou o PSB pernambucano a rever a estratégia.