NO BOM DIA BRASIL
A Petrobras teve a qualidade de sua dívida rebaixada ontem pela agência de classificação de risco Moody´s. Na prática, a medida não deve influenciar tanto o dia a dia da companhia, que continua tendo o grau de investimento, espécie de selo indispensável para que grandes compradores de dívida do mundo possam investir numa empresa. Entre a situação atual da Petrobras e a perda do grau de investimento há dois degraus.
A Moody´s olhou para o endividamento da companhia para tomar essa decisão. A dívida da Petrobras é muito alta, de R$ 241 bilhões, e crescendo. Para pagar esse montante, a companhia precisará de 4 anos de geração de caixa. O ideal é que o indicador estivesse em torno de 2,5 anos.
O IPCA, por sua vez, vem perdendo força em outubro. A inflação dos alimentos atinge aos que comem carne, e também aos vegetarianos. Carne sobe fortemente no ano, bem como os hortifrútis, porque tem faltado chuva. Menos água atrapalha o pasto que alimenta o boi e também o desenvolvimento das verduras.
É importante notar, contudo, que a inflação vem perdendo força. O IPCA de setembro ficou em 0,57%. O indicador de 15 dias depois, divulgado ontem, estava em 0,48%. É possível que o índice fechado desse mês fique em 0,45%. Mesmo perdendo vigor, a inflação continuaria acima do teto de 6,5%.
