segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Trump reafirma apoio dos EUA e garante apoio continuado à Ucrânia

Presidente dos EUA diz que negociações não significam “fim do caminho” para assistência ao país em guerra há três anos


Trump garante continuidade do apoio dos EUA à Ucrânia. (Foto: Reprodução/YouTube/CNN Brasil)


Em reunião realizada nesta segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, independente do desfecho das negociações com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e líderes europeus, o apoio norte-americano à Ucrânia continuará. Quando questionado por um repórter se este seria o “fim do caminho” para o apoio americano, Trump respondeu: 

Nunca posso dizer isso. Nunca é o fim do caminho. Pessoas estão morrendo e queremos parar com isso. Então, eu não diria que é o fim do caminho”.

O encontro entre Trump e Zelensky aconteceu na Casa Branca, com participação de dirigentes de importantes países europeus, em um esforço conjunto para buscar uma resolução diplomática para o conflito com a Rússia. A presença dos líderes europeus visava demonstrar a unidade e reforçar o comprometimento com a segurança da Ucrânia, mesmo diante da pressão por eventuais concessões.

Em paralelo, Trump já havia sinalizado que considerava irrealista a devolução da Crimeia à Ucrânia e sua adesão à OTAN, condicionando possíveis avanços no processo de paz a essas renúncias. A posição norte-americana sugere que tais temas estão fora das negociações em andamento.

Apesar disso, Trump reafirmou seu compromisso com a segurança ucraniana, sinalizando que os Estados Unidos permanecerão envolvidos no apoio ao país, mesmo sem detalhar formatos ou prazos específicos.

Diário do Poder