Valor consta em sistema que disponibiliza informações referentes a ações de publicidade dos órgãos e das entidades do Executivo federal
A relação financeira entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Grupo Globo segue em processo de ampliação. Na soma de 2023 e 2024, a atual gestão federal repassou mais de R$ 300 milhões para o conglomerado de mídia.
O valor consta em sistema que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República mantém on-line. A plataforma disponibiliza informações referentes a ações de publicidade dos órgãos e das entidades do Poder Executivo. Oeste extraiu os dados na manhã deste sábado, 8 — até o início de janeiro, a cifra que aparecia era de R$ 278 milhões.
Como a União não gera riqueza, é fato: o dinheiro que acaba nos cofres do Grupo Globo (e de qualquer outra empresa de comunicação) sai do bolso dos pagadores de impostos do país. A justificativa para esse repasse milionário é a divulgação de ações publicitárias por parte do governo. É, por exemplo, o caso de campanhas de vacinação.
A quantia que o governo Lula destina ao Grupo Globo é multimídia. Em dois anos, a gestão petista pagou para divulgar peças publicitárias em canais de TV, emissoras de rádio, jornais, revistas e sites sob controle da família Marinho ou de seus afiliados.
De Lula para o Grupo GloboLixo
A televisão aberta é a responsável pela maior fatia do dinheiro que o governo Lula retirou dos pagadores de impostos para repassar ao Grupo Globo. De janeiro de 2023 a dezembro de 2024, foram pagos R$ 288 milhões a esse tipo de mídia do conglomerado.
Em termos de valores, o ranking segue com internet, televisão fechada, rádio e jornal. Cada tipo de mídia do grupo recebeu R$ 11 milhões, R$ 9 milhões, R$ 8 milhões e R$ 1 milhão, respectivamente. A lista se completa com revista, com menos de R$ 300 mil em ações publicitárias por parte do governo federal no período.
Com esse montante, o atual governo Lula já supera os quatro anos da gestão de Jair Bolsonaro quando o assunto é repasse financeiro para o Grupo Globo. Em todo o período em que esteve à frente da Presidência da República, ele empenhou R$ 280 milhões em campanhas de publicidade em veículos da família Marinho.
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Sob comando do marqueteiro Sidônio Palmeira desde janeiro, a Secom ainda não disponibiliza dados referentes a valores pagos em ações de publicidade em 2025. Palmeira assumiu o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República depois da demissão do petista Paulo Pimenta.
Revista Oeste