quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Uma das figuras mais odiadas do Brasil, Gilmar Mendes é o campeão de pedidos de impeachment

 Senador Lasier Martins afirma que denúncia do jurista Modesto Carvalhosa contra o ministro do STF é “muito bem consubstanciada”

Gilmar Mendes

Ministro Gilmar Mendes durante sessão plenária do STF | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, uma das figuras mais odiadas da República, é o principal alvo de pedidos de impeachment protocolados no Senado Federal desde 2015.

Segundo a agência Fiquem Sabendo, via Lei de Acesso à Informação, das 56 petições registradas nos últimos cinco anos, 18 são contra Gilmar Mendes.

Um dos pedidos mais detalhados é o do jurista Modesto Carvalhosa. Em entrevista a Oeste, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) comentou a questão.

“A denúncia do Modesto Carvalhosa contra o Gilmar Mendes é muito bem consubstanciada por 32 fatos que ele demonstra. Não houve oportunidade de levar à julgamento porque o presidente [do Senado] não deixa. Existem todos os elementos para processar o Gilmar Mendes”, afirma o senador.


Em segundo lugar, está o presidente da Corte, Dias Toffoli, com 16 pedidos de impeachment.

Toffoli foi advogado do covil do Lula e auxiliar de José Dirceu. Fatos que dispensam explicações para tamanha ojeriza dos cidadão de bem deste país.

Em terceiro lugar no ranking, de acordo com levantamento da agência Fiquem Sabendo, figura o ministro Ricardo Lewandowski, com dez pedidos de impeachment.

“O ministro Ricardo Lewandowski também é muito visado desde que ele cometeu aquela aberração no julgamento do impeachment da Dilma, em que eles a cassaram, mas mantiveram os direitos políticos, contrariando a Constituição brasileira”, destaca o senador.

Ranking dos ministros com mais pedidos de impeachment no STF:

• 1º lugar: Gilmar Mendes, com 56 pedidos

• 2º lugar: Dias Toffoli, com 16 pedidos

• 3º lugar: Ricardo Lewandowski, com 10 pedidos

Relator das fake news

Até 6 de agosto, foram protocoladas somente três petições, todas elas contra o ministro Alexandre de Moraes. Ele é o relator do inquérito das fake news que tramita na Corte.

“O Moraes até pouco tempo não tinha nenhum, mas em razão do que tem feito de discricionariedade ele passou também a ser muito contemplado com pedido de impeachment“, disse Lasier Martins.

A desmoralizão do STF, em face da postura dos 'magistrados', cresce a cada dia. Atos e gestos cometidos pelos elementos que compõem a corte envergonham os brasileiros, que se sentem impotentes para barrar a 'ditadura da toga'. 

Ao Senado, a quem caberia promover uma limpeza no Supremo, falta autoridade moral para agir. A maioria dos senadores é tão desclassificada quanto os ministros do STF.


LEIA MAIS: Por que não se abre pedido de ‘impeachment’ contra ministros do STF?

Com infornmações de , Revista oeste