Ala do PSL faz campanha para deputado federal ser candidato no lugar de Joice Hasselmann
Alçada à condição de pré-candidata a prefeita da capital paulista pelo PSL, Joice Hasselmann encontra resistência dentro do próprio partido. No início desta semana, por exemplo, foi ventilado o nome de Janaina Paschoal, que descartou a possibilidade. Agora, no entanto, outra figura surge para disputar o pleito deste ano: o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança.
Deputada federal pelo Distrito Federal, Bia Kicis promoveu a hashtag #PríncipePrefeito nas redes sociais, em alusão ao fato de Bragança ser descendente direto da família imperial brasileira. De acordo com o conteúdo compartilhado pela parlamentar, o deputado tem surgido melhor em pesquisas de intenção de voto do que Joice.
Desafeta declarada de Joice Hasselmann, a também deputada federal Carla Zambelli (SP) foi mais uma a colocar em debate a possibilidade de o PSL trocar a candidatura na corrida pela prefeitura de São Paulo. Em enquete promovida em seu perfil no Twitter e que contou com 10 mil votos, 89% afirmaram que votariam em Bragança.
Pesquisa aponta @lpbragancabr como possível candidato à prefeitura de SP com maiores chances de ganhar. Mas para isso, Joice com apenas 1,3% das intenções de voto, deve desistir.
Vote SE VOCÊ FOR de SP: votaria em Luiz Philippe para prefeito?
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) August 16, 2020
Ex-ministro da Educação e atual diretor do Banco Mundial, Abraham Weintraub se posicionou publicamente. Não citou Joice, mas rendeu elogios ao deputado federal. “Dom Pedro II foi um dos melhores governantes da História (não apenas do Brasil, mas em termos mundiais). Conheço pessoalmente o Luiz Philippe, tetraneto do nosso eterno Imperador, e acredito que herdou do avô várias semelhanças além do sobrenome”.
Em silêncio
Enquanto vê companheiros de partido defendendo sua candidatura, Luiz Philippe de Orléans e Bragança ainda não se posicionou a respeito. Por ora, ele segue com suas atividades como deputado federal, cargo para o qual foi eleito pela primeira vez em 2018. Na ocasião, ele obteve 118 mil votos em todo o Estado de São Paulo.
Anderson Scardoelli, Revista Oeste