sexta-feira, 24 de julho de 2020

‘Verdadeira censura’, diz advogado sobre bloqueio de perfis de empresário

Otávio Fakhoury está suspenso das redes sociais por causa de decisão do STF
Otávio Fakhoury - stf - redes
O empresário Otávio Fakhoury, um dos alvos da decisão de Alexandre de Moraes | Foto: REPRODUÇÃO/VEJA
A ordem que partiu do ministro Alexandre de Moraes para suspender perfis de 17 pessoas nas redes sociais configura uma “verdadeira censura”, afirma o advogado João Manssur. Ele representa Otávio Fakhoury, empresário que, em decorrência da decisão do integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), está momentaneamente fora do Twitter, Instagram e Facebook.
Manssur acredita que a decisão do ministro do STF é desproporcional e vai contra os princípios constitucionais da liberdade de expressão. O advogado também afirma que seu cliente foi “surpreendido” com a suspensão das contas que administrava nas plataformas digitais.
A suspensão, no entanto, tentará ser revertida pela defesa — que já havia formulado pedido de habeas corpus junto à Justiça. Nesse sentido, Manssur garante que o procurador-geral da República, Augusto Aras, já havia se mostrado favorável à solicitação.
“Gritante violação”
“A medida de bloqueio acarreta verdadeira censura por impedir a manifestação do pensamento de Fakhoury, garantida pelo amplo sistema de liberdade de expressão consagrado pela Constituição Federal. O próprio STF já conferiu entendimento no sentido de que a liberdade de expressão goza de certa posição preferencial”, critica o responsável pela defesa.
“Gritante a violação ao direito de Fakhoury à livre manifestação de seu pensamento com o bloqueio de contas das redes sociais, uma verdadeira censura”, afirma o advogado de Fakhoury. Além do empresário, outras 15 pessoas tiveram perfis bloqueados pelas plataformas de redes sociais.

, Revista Oeste