terça-feira, 15 de novembro de 2016

"A República se constrói todo dia", por Rodrigo Maia

Com Blog do Noblat - O Globo

A história da Câmara dos Deputados remonta ao Reino Unido Brasil e Portugal, ao Império até chegar a proclamação da República em 15 de novembro de 1889, há 128 anos. É uma história de amor ao país e a seu povo, renovado com a proclamação da República.
Ao longo destes anos, a Câmara dos Deputados sempre esteve sintonizada com a vontade e a soberania popular, mesmo em momentos em que uma força político-militar lhe impôs restrições legais de atuação plena e democrática, como nos períodos dos regimes autoritários de Vargas e do regime militar.
É aqui, na Casa do Povo, que chegam as queixas, os problemas, as agruras dos brasileiros, seja daquele morador do mais distante recanto amapaense ao mais isolado na fronteira dos pampas gaúchos.
Aqui, na Câmara, sempre há uma voz de um parlamentar que ecoa para o plenário e daí para toda a Nação a dor, o queixume, a insatisfação de um brasileiro em qualquer rincão do país. Com a  certeza de que será ouvido na Casa.
A Câmara dos Deputados é um dos pilares da República que acolhe os representantes do povo brasileiro para discutir as leis que vão resolver esses problemas e determinar o presente e o futuro do país, ouvidas todas as correntes de pensamento partidário da matriz política brasileira, e sempre adotada a vontade da maioria, como estabelece a democracia.
Nos tempos de redes sociais, de mudanças econômicas repentinas, de um mundo globalizado, a Câmara dos Deputados preserva a República Federativa do Brasil com o seu permanente trabalho de atualização de novas leis.
A República, a Constituição, a Democracia se renovam diariamente na atividade parlamentar da Câmara dos Deputados, a Casa Legislativa brasileira voltada para receber o povo e suas demandas.
Sua missão institucional é essa e dela não nos afastaremos.
Michel Filho (Foto: Agência O Globo)Foto: Michel Filho / Agência O Globo