sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Quarta medalha de Phelps desbancou recorde de 2.160 anos de Leônidas de Rodes, corredor das Olimpíadas da Antiguidade



13ª medalha de Phelps em provas individuais, sua quarta no Rio, quebrou recorde de 1.260 anos - MICHAEL DALDER / REUTERS

O Globo



Michael Phelps bateu um recorde olímpico mantido por mais de 2 mil anos, quando superou as 12 vitórias individuais de Leônidas de Rodes, o maio corredor das Olimpíadas da Antiguidade, conquistando sua 13ª medalha em provas individuais.


Ao vencer a prova dos 200m medley e conquistar sua quarta medalha nos jogos do Rio-2016, Michael Phelps ultrapassou o maior atleta dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Na época, não existiam medalhas de ouro, prata e bronze. Os atletas vencedores das provas eram premiados com a coroa de louros. Leônidas acumulou 12 delas.

Segundo a BBC, Leônidas de Rodes competiu em quatro olimpíadas consecutivas, 164a.c., 160Ba.c., 156a.c. e 152a.c. e em cada uma dessas ele ganhou três corridas diferentes, o estádio (aproximadamente 180m), o diaulo (dois estádios) e o hoplitódromo, onde os atletas corriam de elmo, escudo e armadura nas pernas.

Em Rodes, uma ilha grega, ele é venerado como divindade local. Leônidas foi considerado o maior corredor olímpico de seu tempo, conseguindo manter a forma física ao longo de 12 anos. Por isso era motivo de orgulho entre seus compatriotas, segundo registros históricos. Não existem imagens de Leônidas em vida, mas na ilha existe uma estátua dele com a frase “ele tinha a velocidade de um Deus”.

O recorde de Leônidas de Rodes permaneceu por cerca de 2.160 anos, até ser batido pelo mito Phelps. Quantos milênios serão até a próxima lenda humana?



Estatua de Leônidas de Rodes, maior corredor de seu tempo - Reprocução