quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Phelps pode tirar última chance de ouro de amigo com quem divide o teto no Rio

Antônio Strini e Igor Resende - ESPN.com.br



GETTY
Phelps e Lochte se abraçam após pódio no revezamento. Hoje, eles brigam por ouro
Phelps e Lochte se abraçam após pódio no revezamento. Hoje, eles brigam por ouro
Michael Phelps segue sua buscar incessável por ouros em Olimpíadas. Nesta noite, porém, terá uma missão ingrata pela frente. Para ganhar seu 22º ouro, o fenômeno será obrigado a deixar um de seus grandes amigos - um que até divide o ‘teto' no Rio de Janeiro - sem a chance de subir pela última vez ao posto mais alto do pódio.
Ryan Lochte é o grande rival a ser batido nesta quinta. Mas ele é mesmo mais que só um rival. Depois de 12 anos competindo juntos, tornou-se um amigo pessoal de Phelps. No Rio de Janeiro, até dividem um apartamento na Vila dos Atletas. E passam parte do tempo livre se divertindo juntos.
"Você sabe: a história que temos é especial, algo que nunca tive com qualquer outro nadador. Acho que nossa amizade cresceu mais neste ano ainda. Estamos competindo por 12 anos e vamos ter mais uma batalha agora", disse Phelps.
"Lá no quarto, não falamos sobre as nossas provas. Nós jogamos cartas e brincamos um pouco no Snapchat", continua Lochte, falando sobre o tempo livre dos dois na Vila dos Atletas.
Por lá, eles não chegam a dividir o quarto, mas ficam boa parte do tempo juntos no mesmo apartamento. Dentro da água, porém, a história é outra, com muito mais disputa. Mas o mais curioso mesmo é ver o tamanho do respeito entre os dois em frente as câmeras. Mais que isso: o tamanho do carinho.
"Eu amo vê-lo nadando. Eu acho que ele traz o melhor de mim. Nós somos nadadores e competidores e meio que eu adoro ir lá e brigar com ele até o fim", disse Phelps.
"Nós trazemos o melhor um do outro. Estamos nessa desde 2004. Qualquer hora que eu compita com ela é melhor hora. Mas será preciso uma performance perfeita para batê-lo", ‘respondeu' Lochte.
Os dois foram à final dos 200m medley com o melhor tempo. Michael fechou com 1:55.78, 50 centésimos mais rápido que Lochte. O brasileiro Thiago Pereira chegou em terceiro, também com o terceiro melhor tempo. A disputa pelas medalhas acontece na noite de quinta-feira.